As nascentes de Osaco

A Fundação Verde Herbert Daniel (Fvhd) esteve neste final de semana na cidade paulista de Osasco, região metropolitana de São Paulo. O objetivo foi levantar dados através de entrevistas e filmagens do projeto “Recuperação de Minas e Nascentes”.

O projeto, capitaneado por Carlos Marx Alves, secretário de meio ambiente da cidade, teve início em 2007 e, em parceria com a secretaria de educação, identificou 52 nascentes no perímetro urbano da cidade. A secretaria passou a intervir nos locais e a criar condições de recuperação das nascentes. Mais de 30 já foram recuperadas até agora.

A parceria com a secretaria de educação aproximou o projeto da sociedade. “Notamos que os alunos, ao se tornarem partícipes do processo, passam a se interessar, envolvem os familiares, acompanham, e cobram ações do poder público”, diz Alves.

O jornalista Fernando Gabeira é o responsável pelo roteiro, levantamento dos dados, realização das entrevistas, filmagens e registro fotográfico. A ação é parte do projeto “Pesquisa e troca de experiências verdes”, desenvolvido pela Fvhd, sob a coordenação de Osvander Valadão.

O levantamento anterior aconteceu em Licínio de Almeida (BA). A divulgação dos filmes acontecerá no início de maio, simultâneo ao lançamento do novo site da Fundação Verde. A próxima pesquisa deverá acontecer em maio, em Tiradentes (MG).