‘Diálogos sobre o planeta’ – Convenção da ONU apresentará cartilhas com os saberes tradicionais dos povos indígenas

As cartilhas serão lançadas na Semana do Índio, de 10 a 18 de abril 2019, em Genebra, na Suíça, como parte integrante do projeto Saberes, Costumes e Tradições das Etnias Makuxi e Wapixana

Duas cartilhas – Cura Makuxi – produzida por meio da catalogação de receitas da Pajé Iolanda Pereira e Cura Wapixana, feita a partir de receitas da Pajé Oneide Gomes, representam a Medicina Tradicional Milenar dessas etnias e serão lançadas no dia 13 de abril, durante o evento ‘Diálogos sobre o planeta’ da ONU, no Palácio das Nações, em Genebra, Suíça, como parte da programação oficial do Conselho dos Índios da América do Sul, representado pelo membro oficial do Comitê I’ONU Tomas Condori Cahuapaza.

A ideia do projeto Saberes, Costumes e Tradições das Etnias Makuxi e Wapixana é revitalizar essas práticas milenares e manter viva a cultura indígena. A produção da cartilha da Cura Makuxi é fruto do trabalho dos últimos 25 anos da Pajé Iolanda Pereira, que desde os 11 anos acompanha seu pai e sua mãe no atendimento das enfermidades, dos partos e dos tratamentos presentes na Medicina Tradicional da saúde indígena da Etnia Makuxi. As duas cartilhas trazem de forma inédita as receitas milenares utilizadas no tratamento e cura das comunidades do município do Uiramutã, localizado no extremo norte do Brasil, com uma população aproximadamente de 10.000 habitantes sendo 99% indígenas. O material será publicado na língua materna Makuxi e em português.

Carlos Alberto Pavelegini, historiador responsável pela catalogação das receitas, pesquisa cultural e histórica das etnias, afirma que esse trabalho é de fundamental importância para a revitalização dessas práticas milenares, para o fortalecimento da identidade, dos costumes e das tradições repassadas desde as primeiras gerações destas etnias. Ainda de acordo com o pesquisador, “nossos jovens mal conhecem nossas tradições, nossos costumes, mas certamente, por conta do poder da informação da contracultura nacional, não sabem sequer os nomes dos povos indígenas que viviam e vivem até hoje em nosso país, mas distinguem claramente o aculturamento social”.

Para se apropriarem de sua própria cultura e manter viva as tradições, as cartilhas terão distribuição gratuita, além de palestras para as 273 comunidades e escolas indígenas de Roraima. “A Cartilha vai cobrir uma lacuna na história e na identidade do povo roraimense, tornando-se uma ferramenta útil para resgatar e revitalizar uma tradição milenar tornando-se um documento que servirá de referência para as futuras gerações”, comemora Carlos.

O projeto dos Saberes, Costumes e Tradições da Etnia Makuxi e Wapixana será apresentado na semana do índio como parte do reconhecimento da língua materna indígena, saberes e tradições pela ONU. Para a realização desse importante projeto, os integrantes contaram com o apoio da Fundação Verde Herbert Daniel. O trabalho dessas suas pajés e do historiador responsável pela catalogação é mostrar para a sociedade em geral a importância do trabalho na identidade histórica e cultural do extremo norte do Brasil.

Cartilha Cura Makuxi

Cartilha Cura Wapixana