Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“É preciso trazer as pessoas para a política com o intuito de lutar pelo bem estar comum”

Com nova formação, Fundação Verde Herbert Daniel quer reaproximar a sociedade do debate político e aumentar participação de todos na busca por melhores formas de viver e consumir.

Durante reunião na tarde dessa quarta-feira (29/7), na sede da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), em Brasília, o seu Conselho Curador, que tem nova formação, enfatizou a importância de trazer o maior número de pessoas para o debate político visando o bem estar comum em prol da natureza. De acordo com José Carlos Lima, novo presidente da Fundação, a participação da sociedade é fundamental e, além disso, acredita que a pauta verde seja revolucionária, “pois muda a forma das pessoas se relacionarem tanto com os da sua espécie quanto com os animais e a natureza”. E completou, “as urgências planetárias reivindicam uma ação conjunta de toda a sociedade”.

De acordo com a avaliação de José Carlos, o afastamento das pessoas da política é um prejuízo para todo o planeta, “afetando principalmente a natureza e os menos favorecidos”. Ainda de acordo com o presidente, as pessoas estão desacreditadas da política e isso se deve ao fato de que os mesmos políticos que fizeram com que o Brasil entrasse na crise política que está, ainda permanecem no poder. “Esse momento é um reflexo dos direitos suprimidos. A maioria está sendo afetada por erros cometidos pela minoria”, argumentou.

Uma das metas da Fundação é aumentar a visibilidade de seu ideário. Para isso, a FVHD, por meio da formação e capacitação política, seminários e debates, irá levar suas ideias para diversos estados, além de ouvir o que a população de cada local necessita. “Um dos nossos objetivos é alinhar os projetos elaborados pela Fundação com a realidade de cada estado”, afirmou Ivanilson Gomes, presidente do Conselho Curador. Para isso, as reuniões que geralmente ocorrem em Brasília passarão a acontecer em vários outros estados buscando maior aproximação com problemas locais. “Vamos atuar de maneira mais intensificada na análise das ideias enviadas de 23 estados via email e vamos ampliar a metodologia da análise de projetos para maior aproveitamento e execução com menores custos”, completou.

COP 21 – De olho na COP 21, que vai acontecer em Paris, em dezembro próximo, a FVHD saiu na frente e fechou uma parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para divulgar juntamente com a Igreja a Encíclica Papal escrita pelo Papa Francisco, no qual o Pontífice chama a atenção para as mudanças climáticas e para os danos ambientais que estão por vir, caso a humanidade não tome outra postura em relação ao meio ambiente. Em reunião na sede da CNBB, em Brasília, os membros da Fundação se disponibilizaram a disseminar o tema. Além disso, os membros da Fundação afirmaram que estão avaliando a possibilidade de montar uma comissão para participar da COP 21.

Crise Política – José Carlos Lima, presidente do Conselho Curados da Fundação Verde, em sua avaliação sobre a crise política que o Brasil vive atualmente, afirmou que o afastamento da pessoas da política causa um prejuízo para todos, pois “as pessoas também se afastam das tarefas de utilizar-se a terra pelo bem comum e quem mais sofre com o modelo de exclusão social que vivemos é a natureza e os menos favorecidos”. O presidente afirmou ainda que, por meio da formação e capacitação política, debates, seminários, além de artigos quer atingir maior número de pessoas para que todos possam conhecer e compartilhar do ideário verde.

A nova composição da Diretoria e Conselhos

CONSELHO CURADOR
Ivanilson Gomes dos Santos – Presidente

CONSELHEIROS
Aluízio Leite Paredes
Eurico José Albuquerque Toledo
Jovino Cândido da Silva
Raimundo Marcelo Carvalho da Silva
Marco Antonio Mroz
Marcelo de Moura Bluma
Ivana Maria Bertolini Camarinha
Sandra do Carmo Menezes

SUPLENTE
Reynaldo Nunes de Morais

CONSELHO FISCAL
Ricardo de Oliveira Silva
Daniela Carvalhais de Almeida
Salvador Arnoni

SUPLENTE
Carlos Antônio Menezes Leite

DIRETORIA EXECUTIVA
Diretor Presidente José Carlos Lima da Costa
Diretor Administrativo Ovídio Teixeira Cardoso
Diretor Financeiro Osvander Rodrigues Valadão
Diretor Técnico José Paulo Toffano