‘Existência verde – Compromisso Partidário Permanente’ é tema da convenção nacional do Partido Verde

Durante encontro em Brasília, verdes irão discutir sobre um novo modelo de desenvolvimento integral e o papel partidário do PV como um instrumento da ecologia política .

O ano de 2019 começou com uma névoa de ideias retrógradas vindas dos mais altos escalões do poder e um desastre socioambiental que demonstra, no mínimo, como o capitalismo está acima de tudo e de todos. O PV discorda dessa política e se coloca como um instrumento em favor da ecologia. Nesse sábado (23), a partir das 9h, os dirigentes do Partido Verde de todo o Brasil se reunirão em Brasília para debater as formas de existir e resistir como Partido baseado no Compromisso Partidário Permanente. Fundamentado na Existência verde, o PV tem um compromisso programático que vai muito além dos modelos políticos atuais vigentes no poder na maior parte dos municípios, estados e do País. Os 12 princípios do programa do PV, baseados em uma “Economia Verde Para Uma Vida Melhor”, formam um conjunto de ideias realmente revolucionárias que, se colocadas em prática, podem transformar a realidade atual.

Sua existência como partido político é e sempre foi um desafio para a conquista de um lugar nos espaços de poder, em contrapartida, o PV é um instrumento importante para conseguir alianças importantes na busca da ecologia política como um novo caminho para os problemas do planeta. O programa do PV, lançado há 33 anos, já diagnosticava o momento atual: a crescente impotência dos estados nacionais, mesmo os das nações mais poderosas, de controlar os fluxos da especulação financeira internacional e o aprofundamento das desigualdades na relação norte‐sul; o aumento da exclusão, do desemprego e das injustiças sociais; as ameaças ambientais em escala planetária, como o “efeito estufa”, a deterioração da camada de ozônio e a proliferação nuclear; a crescente intolerância no pensamento coletivo alimentado por um Governo homofóbico e racista.

A partir desse cenário e construindo um Compromisso Partidário Permanente, esse é o momento em que os verdes devem tomar a iniciativa de propor formas supranacionais de controle às agressões ao meio ambiente de efeito global, sobre o fluxo de produtos e serviços que não contemplem em seus países de origem a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Ao vencer a cláusula de desempenho e eleger uma bancada mais próxima das causas verdes nas últimas eleições, os membros do PV têm agora o desafio de superar os entraves da velha política, vencer a legislação eleitoral e partidária restritiva e relacionar-se com a sociedade de forma mais ativa e participativa, afirmando seu compromisso com a existência da vida e do Partido Verde.