Literalmente carregando seu piano

Dias 19, 20 e 21 de novembro, três dos locais mais movimentados do Distrito Federal poderão assistir a pianista Jaci Toffano pelo projeto “Aflorando: Piano na praça”, apresentando para o grande público que transita na Rodoviária do Plano Piloto, na Praça do Relógio e no Parque da Cidade, música de qualidade tocada por uma pianista internacional e um instrumento visto quase sempre em concertos musicais. Com o apoio da Fundação Verde Herbert Daniel, Jaci tem levado seu piano móvel para praças de diversas cidades brasileiras e exibido músicas que remetem à temática ambiental, como as questões climáticas e o bom uso das águas.

Segundo a pianista, depois de algumas apresentações pelo projeto acredita que desenvolveu um modo de interagir com o grande público. “O sentimento das primeiras apresentações vieram ao encontro do que eu mais desejava: tocar livremente em locais públicos sem distinção de ouvintes”, declarou. Algumas das músicas escolhidas por Jaci são Impressões Seresteiras de Heitor Villa-Lobos, Murmúrios da Floresta do húngaro Franz Lizst e A voz da Floresta de Francisco Mignone. O repertório contempla ainda algumas peças populares como bossa nova e sertanejo com uma nova leitura.

Jaci, que é mestre em piano pela Juilliard School de Nova York e tem pós doutorado pela Sorbonne de Paris, desenvolveu uma maneira própria de realizar suas apresentações de modo a alcançar o interesse de um público normalmente excluído do universo das salas de teatros. Para tanto, um artista plástico desenvolveu um instrumento especialmente para ela – um piano cênico dobrável, réplica de uma piano de ¼ de cauda, complementado por um piano eletrônico de última geração.

Apresentações – Com duração uma hora e meia, nesta quinta-feira (19/11) o projeto tem início às 17h na Rodoviária do Plano Piloto, também às 17h na sexta-feira (20/11), na Praça do Relógio, em Taguatinga e às 9h30 no Parque da Cidade. As próximas apresentações do projeto serão em São Paulo e Porto Alegre.

A pianista, que também foi professora da Universidade de Brasília há alguns anos, acumula em seu currículo apresentações musicais no Lincoln Center de Nova Iorque, no Palácio do Povo na China e mais recentemente na Unesco, em Paris. Para conhecer um pouco mais do trabalho de Jaci Toffano, acesse o youtube

Projeto – Aflorando: Piano na Praça
Datas e locais: 19/11 – 17h na Rodoviária do Plano Piloto;
20/11 – 17h na Praça do Relógio (Taguatinga)
21/11 – 9h30 no Parque da Cidade

Contato com a imprensa: Larissa Itaboraí – (61) 8230-5345