No Acre, Gabeira fala sobre as manifestações

A Fundação Verde Herbert Daniel reuniu mais de 400 pessoas no sábado, 13 de julho, na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.

O seminário “Transversalidade na Questão Socioambiental” recebeu um público composto por universitários e pessoas de várias cidades do estado.

Por volta das 9h houve o cadastramento dos presentes, e uma hora depois a coordenadora do evento, Professora Shirley Torres, deu início aos trabalhos.

O primeiro palestrante, Engenheiro Ambiental André Fraga, falou sobre a implantação da secretaria da Cidade Sustentável em Salvador (BA), ressaltando as dificuldades encontradas e os frutos colhidos por esse trabalho de caráter transversal. “As dificuldades encontradas são oriundas da ideia de trabalho segmentado em secretarias que pouco se conversam. Temos que romper esse paradigma e implantar gestões com visões mais amplas e transversais nas nossas cidades”, pontuou Fraga.

O segundo palestrante, o jornalista Fernando Gabeira, focou sua palestra “A paisagem depois da batalha” nas manifestações que eclodiram em todo o Brasil, traçando um paralelo com aquelas ocorridas na Europa e também na América do Norte (ocupe Nova Iorque). “Em palestras anteriores, eu já havia dito que algo surgiria dessa nova forma de se comunicar e de se organizar através da internet”, ressaltou Gabeira. O jornalista aproveitou para discorrer sobre possíveis cenários da política brasileira após as manifestações.

O seminário foi acompanhado pelo diretor administrativo da FVHD, Ovídio Teixeira, responsável pelas fotos e pela confecção deste resumo.