• Home
  • Quem Somos
  • Partido Verde
  • Notícias
  • Eventos
  • Biblioteca
  • Videoaulas

Nota – Partido Verde vai reagir contra o “distritão” para garantir pluralismo político

FVHD
19 jul 2017
blog
Comentários: 0
distritão, FVHD, Partido Verde

Foi veiculado na imprensa que deputados firmaram acordo para incluir na reforma política o “distritão”. Pelo sistema são eleitos para o Legislativo apenas os candidatos mais bem votados em cada Estado.

O PV, que é a favor do parlamentarismo e do voto distrital misto – condizentes com a nossa constituição federal, promete reagir a esta proposta e já articula com outras legendas e forças políticas da sociedade uma forma de barrar tal modelo.

Caso esta proposta casuísticas e atrasada seja aprovada, o Partido Verde vai ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Para o PV, o “distritão” fere princípios como o pluralismo político, o pluripartidarismo e a proporcionalidade, previstos no art. 45 da Carta de 1988:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
V – o pluralismo político.

O PV acredita que o “distritão” dificulta a renovação da Câmara e favorece a permanência dos deputados no poder, uma vez que eles têm mais espaço na mídia e fazem uso da máquina administrativa, reduz a participação de partidos verdadeiramente representativos e de “ficha limpa” na política brasileira.

José Luiz Penna
Presidente do Partido Verde

Comente! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

  • Os riscos da pesquisa exploratória de gás de xisto no Brasil
    As implicações ambientais da pesquisa em gás não convencional, popularmente conhecido como gás de xisto, ... Leia Mais!
  • Após pressão mundial, justiça russa liberta a brasileira Ana Paula Maciel
    (19/11) - Após três meses detida em São Petesburgo, a ativista brasileira do Greenpeace, Ana Paula Maciel, 31 ... Leia Mais!
  • Projeto do PV promove inclusão em Salvador
    Desde a manhã deste sábado, a cidade de Salvador oferece aos deficientes físicos, especialmente cadeirantes, a ... Leia Mais!
  • Curso de Formação Política e Cidadania em Mato Grosso
    Hoje (24), a partir das 18h30, acontece o Curso de Formação Política e Cidadania na cidade de Primavera do ... Leia Mais!
  • Hydro ganha o Oscar - A Forma de Água Suja
    Condeno as atitudes irreparáveis da Hydro e exijo que o meio ambiente e as pessoas atingidas tenham a justa ... Leia Mais!
  • PV reforça parlamentarismo e municipalismo como solução para crise
    Durante Encontro Nacional de Cidades Verdes, partido reforçou necessidade de reforma política profunda e ... Leia Mais!
  • Fundação Verde marca presença nos eventos paralelos à COP21 em Paris
    A delegação da Fundação Verde marcou presença em Paris durante a COP 21. Na cidade desde o dia 27 de novembro, ... Leia Mais!
  • Diálogo Brasil - São Paulo
    Mais de 300 pessoas das Fundações Verde Herbert Daniel (PV), João Mangabeira (PSB) e Astrojildo Pereira (PPS), ... Leia Mais!
  • PV pede libertação da ativista brasileira presa na Rússia
    Preocupados com a gravidade do assunto que envolve a prisão da bióloga brasileira, ativista do Greenpeace, Ana ... Leia Mais!
  • Mulher na Política Ética e Verde
    "Em mais um 8 de março, somos levadas a refletir sobre o nosso papel, enquanto mulher, moradora de uma terra ... Leia Mais!
  • Plante uma árvore e colha frutos
    Nos dias 3 e 4 de junho (sexta e sábado), as cidades paulistanas de Lençóis Paulista, Pederneiras, Ourinhos e ... Leia Mais!
  • Programa Contas Públicas Sustentáveis da ONU
    Com o objetivo de aprimorar os gastos públicos dos governos mundiais e transformar essa movimentação que chega ... Leia Mais!
  • O debate político e o desenvolvimento sustentável
    Na maioria dos programas políticos dos candidatos a cargos públicos no Brasil, o tema sustentabilidade e meio ... Leia Mais!
  • Brasil pode ficar até 6ºC mais quente em 2100
    A temperatura média em todas as grandes regiões do Brasil será de 3º a 6ºC mais elevada em 2100 do que no ... Leia Mais!
  • Até quando as agências reguladoras fecharão os olhos para a gravidade do consumo de agrotóxicos?
    Anvisa afirma que, para reduzir os resíduos de agrotóxicos, basta lavar a casca do alimento com água e ... Leia Mais!
  • OCUPE RIO DOCE SEGUE PARA SUA 3a EXPEDIÇÃO
    Logo após o rompimento de uma das barragens de rejeitos da mineradora Samarco, no município mineiro de ... Leia Mais!
  • Fukushima despeja 1.130 t de água tóxica no mar
    A Tokyo Electric Power (Tepco), responsável pela operação da usina nuclear de Fukushima, informou nesta ... Leia Mais!
  • Belo Monte – obras seguem e condicionantes ficam
    A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, construída no estado do Pará, mais precisamente em Vitória do Xingu, é uma ... Leia Mais!
  • “É preciso trazer as pessoas para a política com o intuito de lutar pelo bem estar comum”
    Com nova formação, Fundação Verde Herbert Daniel quer reaproximar a sociedade do debate político e aumentar ... Leia Mais!
  • Juventude do PV define novas estratégias em Encontro Nacional
    O último domingo (23/02) foi intenso, na cidade de Mairiporã (SP), com reuniões para alinhar discursos e ... Leia Mais!

Voltar

Arquivos

Conecte-se

Notícias

  • Maus-tratos animais pode ter penalidade mais severa
    Maus-tratos animais pode ter penalidade mais severa

    Em seu primeiro projeto como deputado federal, ...

    08 fev 2019  /  Leia Mais!
  • Nenhuma barragem de mineração é risco zero no Brasil
    Nenhuma barragem de mineração é risco zero no Brasil

    Conhecer a real situação das barragens brasileiras ...

    30 jan 2019  /  Leia Mais!
  • NOTA OFICIAL  – Desastre humano e ambiental Brumadinho
    NOTA OFICIAL – Desastre humano e ambiental Brumadinho

    Hoje completam-se quatro dias de busca pelas ...

    26 jan 2019  /  Leia Mais!

Fotos

Contato

CADASTRO

Cadastre-se e receba a Revista Pensar Verde
Email *
© Fundação Verde Herbert Daniel.
  • Home
  • Quem Somos
  • Partido Verde
  • Notícias
  • Eventos
  • Biblioteca
  • Videoaulas