Seminário Juventude Sustentável

O Parque das Águas, em Nova Mutum (MT), recebeu mais de 1500 pessoas nos dois dias do seminário Juventude Sustentável, uma parceria entre a Fundação Verde Herbert Daniel e a prefeitura da cidade.

Os focos foram, no dia 12, graduados de agronomia da Uninova e autoridades locais; no dia 13, alunos do ensino médio de várias escolas da cidade.

José Paulo Toffano, palestrante enviado pela Fundação Verde, tratou do tema “agenda marrom”, contextualizando a abordagem com a agenda verde e com a agenda azul. Desde a Rio + 10, em Johanesburgo, os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, ficaram de enfatizar a agenda marrom, enquanto que os países ricos ficaram com a responsabilidade de priorizar a agenda verde.

“A poluição do ar, da água, do solo, a destinação dos resíduos sólidos, a contaminação dos ambientes e a qualidade de vida de um modo geral da população nas cidades fazem parte da agenda marrom”, ressaltou Toffano.

Durante a abordagem do tema, os estudantes puderam interagir com o palestrante e sugerir caminhos para minimizar os impactos da ação antrópica e para se atingir a sustentabilidade.

A coordenadora do evento, Leni Chiarello, mostrou-se bastante satisfeita com os resultados e determinou tarefas aos alunos.

“Pudemos perceber uma participação maciça dos alunos da cidade, e lancei o desafio de construirmos agendas verdes para as comunidades que eles habitam”, disse Chiarello.

José Paulo Toffano