Somos oposição e resistência

O Partido Verde demonstra enorme preocupação com os rumos do atual governo federal. Não identificamos neste governo, até o momento, nenhuma preocupação com agendas importantes tais como crise climática, sustentabilidade, respeito às liberdades democráticas e justiça social.

Somos oposição e resistência ao maior ritmo de liberação de agrotóxicos já documentado no Brasil. Foram liberados 169 agrotóxicos, dos quais 26% deles já foram banidos na União Europeia e 48%, classificados como altamente tóxicos. São substâncias que, comprovadamente, contaminam o solo – inclusive reduzindo sua fertilidade – e que levam veneno às nossas mesas, causam danos à saúde humana e aos animais, além de asfixiarem a agricultura familiar.

Somos oposição e resistência aos que implementam uma agenda antiambiental, sem nenhuma nova medida de combate ao desmatamento da Amazônia, apesar de o Brasil ter se comprometido a acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030 e, também, com suas emissões de gases de efeito estufa em 37%, até 2025.

Somos oposição e resistência aos que engessam a fiscalização e armam os desmatadores, enquanto multiplicam-se os dados sobre o aumento do ritmo da destruição da floresta, da violência contra ambientalistas, quilombolas, índios e assentados e as denúncias de invasões de áreas protegidas. E não aceitamos retrocesso na demarcação de terras indígenas e quilombolas!

Somos oposição e resistência ao Ministério do Meio Ambiente, que quer rever as regras para o licenciamento ambiental, sob o pretexto de agilizar a liberação de empreendimentos. Somos contra a mudança nos objetivos do Fundo Amazônia, que tenta fazer com que ele deixe de ser uma ferramenta de monitoramento e promoção da conservação e do uso sustentável do Bioma Amazônia e passe a premiar quem desmata.

Somos oposição e resistência aos que facilitam o porte de armas. Aos que querem permitir que equipamentos de uso restrito das forças armadas sejam comprados e usados por civis; aos que querem ampliar a quantidade de munição que pode ser adquirida por ano e permitir que menores de idade pratiquem tiro esportivo sem a necessidade de aval da Justiça. Somos contra abrir o mercado nacional para a importação de armas. Tudo isso contraria o Estatuto do Desarmamento e coloca em risco a segurança pública de todos os brasileiros.

Somos oposição e resistência aos que fazem da cultura, da educação e da ciência alvos de batalha “ideológica”, contingenciando orçamento, cortando bolsas e interrompendo programas de pesquisa, contribuindo, assim, para a destruição de setores estratégicos da educação brasileira.

Somos oposição e resistência aos que querem o desmonte das estruturas de participação da sociedade por meio da extinção de conselhos.

Somos o Partido Verde, o partido planetário, que hoje comemora a Onda Verde, com o crescimento dos Verdes Europeus nas eleições. Os Verdes são agora a segunda principal força na Alemanha e também obtiveram bons resultados na Finlândia, França e Portugal.

Somos o Partido Verde que acredita que o Ecologismo é a melhor resposta para a onda extremista que enfrentamos no Brasil.

Vamos construir a nossa “Onda Verde”: ecológica, humanista e internacionalista!

__________________________

Partido Verde