Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Telhados verdes – solução inteligente, econômica e sustentável

No Brasil vivemos cercados de sol e em temperaturas altas grande parte do ano. Com todo esse calor e a forte tendência em buscar soluções sustentáveis para uma diminuição do aquecimento global, os telhados verdes ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. A nova alternativa, além de ser um excelente isolante térmico, é capaz de diminuir em até 70% a temperatura do ambiente, dependendo da construção. A cobertura vegetal purifica a atmosfera, auxilia no combate ao efeito estufa e aumenta a quantidade de verde nos centros urbanos.

De acordo com Adriane Cordoni Savi, arquiteta e urbanista, especialista em construções sustentáveis, os telhados verdes representam uma estratégia inteligente para fomentar a sustentabilidade nas edificações, pois “garantem eficiência da edificação e impactam na redução dos efeitos das mudanças climáticas sentido nas cidades”. A vegetação sobre a cobertura aumenta o espaço útil do edifício e exerce influência no ambiente interior, especialmente pelo incremento do isolamento térmico proporcionado pelo substrato e pela camada de ar que existe entre as folhas da vegetação, e também pela proteção diante da radiação solar que fatalmente superaquece as coberturas.

É cada vez mais frequente, em projetos de construtoras, a preocupação com a responsabilidade ecológica. Assim, pode-se evitar o consumo de recursos naturais acima de suas possibilidades de recuperação e reduzir a produção de resíduos aquém daqueles que o meio pode absorver de forma natural. A vegetação, nesse tipo de construção, proporciona esfriamento dos prédios e faz com que parte da energia gasta com ar condicionado seja economizada. Ainda de acordo com Adriane, os telhados verdes proporcionam estabilidade na temperatura interna do ar durante o dia e a noite, ou seja, auxilia no conforto térmico da edificação.

“Estudos demonstram que os telhados verdes podem gerar um atraso térmico de quatro horas, portanto, ao meio dia, com temperatura do ar externa de 32º, a temperatura em uma edificação com cobertura verde fica em torno de 22º, uma diferença de 10º. Nessas mesmas condições, a temperatura superficial de uma telha cerâmica chega a 51º e do telhado verde fica em torno de 24º”, exemplifica Adriane.

A chamada “naturação urbana sustentável” teve seu conceito desenvolvido como uma nova forma de agregar natureza ao ambiente direto em que convivemos. É baseada na aplicação de alguns critérios de projeto, com baixo custo de implantação e mínima manutenção, o que caracteriza a sua sustentabilidade. Adriane explica que o custo do telhado verde pode variar muito em função da tipologia escolhida. “O sistema mais utilizado é o extensivo, um sistema com plantas de pequeno porte e uma fina camada de substrato e tem seu custo a partir de R$180,00/m² incluindo o sistema de drenagem, substrato e vegetação. Já a manutenção é a mesma de um jardim convencional”, explica Adriane.

Telhados verdes no Brasil e no mundo – No Brasil, alguns edifícios públicos já dão o exemplo dessa prática sustentável. Em São Paulo, por exemplo, o Edifício Conde Matarazzo, atual sede da prefeitura já possui telhado verde. O Shopping Eldorado é mais um exemplo de telhado verde na cidade de São Paulo. O local tem 2 mil metros quadrados de laje cobertos por uma horta bem diversificada. O Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, sede do ministério da Cultura e da Educação, também se adaptou à nova alternativa de construção. Outro exemplo na capital fluminense é o Tribunal de Justiça, localizado do centro da cidade. O edifício possui uma área verde de 2 mil metros quadrados. Ainda no Rio de Janeiro, foi implantando recentemente um telhado verde no Village Mall, extensão do Barra Shopping, localizado na zona oeste.

No sul do país, o Teatro São Pedro, em Porto Alegre, tem um telhado verde desde 2009. O prédio, que tem 155 anos, diminuiu o gasto com energia elétrica em 30%. Em cima do prédio anexo, chamado de multipalco, também foi instalado o telhado para melhorar a temperatura dos ambientes.

O Japão é um dos países mais populosos do mundo. No entanto, quando se trata de inovação, o país se destaca em ideias criativas e inteligentes. É o caso do seus jardins espalhados nos altos das cidades, como no Shopping Namba Parks, localizado na cidade de Osaka. Muito além do conceito de telhados verdes, o edifício incorporou a ideia natureza para a edificação. Os jardins se distribuem por um terraço de oito níveis que abrangem vários quarteirões da cidade. Os jardins possuem árvores, penhascos, desfiladeiros, gramados, riachos, lagoas e cachoeiras.

por Larissa Itaboraí