Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conselho Indigenista Missionário lança relatório sobre violência contra povos indígenas

Dados mostram grave resultado da política anti-indigenista de Jair Bolsonaro para o País O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançou o relatório Violência contra os povos indígenas no Brasil (2021) no início deste mês (17/8) em evento na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) transmitido pelo canal do conselho no YouTube . Resultado de…

Read more

‘Canção pra Amazônia’: 30 artistas se unem em prol da preservação da floresta

A maior floresta tropical do mundo pede socorro e mais de 30 artistas se uniram por essa causa. "Artistas se comunicam com muita gente. São importantes para espalhar essa mensagem e cooptar as pessoas para essa causa fundamental" , acredita Nando Reis. O projeto é do Greenpeace  e tem o apoio de lideranças indígenas. "Nós…

Read more

“Nós vivemos estrangeiros neste país”

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Daniel Iberê, do povo M’bya-Guarani, fala sobre o sentimento em relação ao etnocídio dos povos indígenas brasileiros Do Acre, onde está atualmente, Daniel Iberê, membro do Conselho Indígena do Distrito Federal e doutorando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), conversou com a Fundação Verde Herbert Daniel. Em videochamada gravada…

Read more

Uma ciranda para saudar a Terra

Em meio ao momento pelo qual o Brasil vem passando, de destruição da natureza, de desmantelamento dos dispositivos legais de proteção ao meio ambiente, a Fundação Verde Herbert Daniel levanta a voz em defesa de nossas matas, florestas, cerrados, mangues, rios, córregos, de todos os nossos biomas. Um canto forte de esperança, de luta, para…

Read more

Exploração de terras indígenas: o risco iminente por trás do PL 191/2020

O Projeto de Lei 191/2020, enviado nessa quarta-feira (6/2) ao Congresso Nacional, traz diversos pontos polêmicos do ponto de vista legal, os quais analisaremos depois, mas a questão vai muito além. Não sejamos cegos, não lavemos nossas mãos. Realmente a Constituição traz a questão da exploração das terras indígenas, especificamente em seu artigo 231.…

Read more

Lideranças do Xingu repudiam representação indígena na delegação do governo brasileiro na ONU

Em carta de repúdio, representantes dos 16 povos habitantes do Território Indígena do Xingu declaram ser contra a inclusão da indígena Ysani Kalapalo na delegação oficial do Brasil que participará da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), hoje (23/9), em Nova Iorque.    A indígena, segundo a carta, vem atuando constantemente em redes…

Read more

A PEC 187/2016 é uma farsa

A PEC 187/2016 é uma farsa: os indígenas já estão autorizados a explorar economicamente seus territórios O Partido Verde, no mérito, indicará à sua bancada que vote contrariamente à PEC 187/2016, em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta acrescenta o §8º ao art. 231 da Constituição Federal de 1988. O objetivo é permitir que as…

Read more

Demarcação de terras indígenas: PV pede a rejeição da MP 886/2019

“Manifestamos nosso repúdio à nova investida do governo federal contra o direito das populações indígenas e contra a soberania do Congresso Nacional”, diz ofício protocolado no Congresso na última semana O Partido Verde protocolou ofício junto ao presidente do Congresso Nacional, David Alcolumbre, na semana passada, para que seja rejeitada a recepção da Medida Provisória 886,…

Read more

‘Diálogos sobre o planeta’ – Convenção da ONU apresentará cartilhas com os saberes tradicionais dos povos indígenas

As cartilhas serão lançadas na Semana do Índio, de 10 a 18 de abril 2019, em Genebra, na Suíça, como parte integrante do projeto Saberes, Costumes e Tradições das Etnias Makuxi e Wapixana Duas cartilhas - Cura Makuxi - produzida por meio da catalogação de receitas da Pajé Iolanda Pereira e Cura Wapixana, feita a…

Read more

Aumenta violência, suicídio e mortalidade infantil entre a população indígena

Só em 2016, 106 índios se suicidaram. O suicídio entre a população indígena aumentou 18% no Brasil segundo relatório. A mortalidade infantil também apresentou crescimento de 18,5% comparados aos dois últimos anos, 2015 e 2016, e integram o relatório anual de violência contra os índios publicado no início de outubro, em Brasília, pelo Conselho Indigenista Missionário…

Read more

Michel Temer violenta os direitos dos povos indígenas para tentar impedir seu próprio julgamento

O presidente Michel Temer aprovou e mandou publicar no Diário Oficial da União o parecer 001/2017 da Advocacia-Geral da União (AGU), que obriga a administração pública federal a aplicar, a todas as Terras Indígenas do país, condicionantes que o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu, em 2009, quando reconheceu a constitucionalidade da demarcação da Terra Indígena…

Read more