V Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

A equipe de reportagem da Fundação Verde Herbert Daniel esteve presente no V Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA), organizado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), em Brasília, nos dias 17, 18 e 19 de outubro.

Com o objetivo de criar um espaço de interação entre pessoas que escrevam sobre pautas socioambientais, o evento reuniu grandes nomes do jornalismo ambiental como André Trigueiro, Maristela Crispim e Cláudio Angelo para debaterem sobre o papel do profissional de imprensa em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade.

emas como economia verde, código florestal, uso e manutenção dos recursos naturais e a segurança alimentar foram colocados como painéis para que os palestrantes dessem suas visões sobre o que os jornalistas têm publicado sobre esses assuntos, além de discutir os muitos espaços que cabem o jornalismo ambiental.

Além das palestras de inspiração, foram ofertadas aos participantes oficinas temáticas sobre cobertura jornalística, o papel do assessor de imprensa como indutor das pautas de sustentabilidade, geojornalismo e gestão da água, orientando jornalistas, pesquisadores e assessores de imprensa sobre como o bom jornalismo pode ajudar o Brasil a se inserir no processo de prosperidade global e avanço social associados à proteção do meio ambiente.

Também fizeram parte da mesa dos palestrantes Celso Schröder da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Gustavo Chianca da FAO/ONU e Daniel Vieira da Embrapa, cada um dando sua contribuição no seu campo de atuação sobre os problemas que devem ser noticiados pela grande imprensa.

Na palestra de André Trigueiro, o jornalista pontuou diversos temas relevantes como saneamento básico, geração de energia, mobilidade urbana e fez um alerta “o jornalista não precisa ser verde para falar sobre meio ambiente. Imaginem um setorista de economia acompanhando uma entrevista coletiva do Ministro da Fazenda sobre uma redução do IPI para automóveis. Se tiver interesse por assuntos ambientais, provavelmente, perguntará sobre os efeitos da redução do IPI na mobilidade urbana”.

O V CBJA serviu de inspiração para que os profissionais da comunicação se atentem para os diversos temas e espaços onde a pauta ambiental pode ser inserida. É importante enxergar a interface ambiental onde todos os assuntos que atingem a sociedade fazem parte desse enfoque.

Larissa Itaboraí
Fotos: André Trigueiro é Suzane Durães