Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Yemanja odô yá

iemanja

Yemanjá, orixá africano do povo Yorubá hoje chamada de República Federativa da Nigéria. Para o povo do tronco linguístico bantu ela é chamada de Inkise Kayá. Já para o povo do tronco linguístico Ewe Fon, atual República Federativa do Benim, é chamada de Aziri Tobossi e para os povos indígenas do Brasil, Janaína ou Iara. Sua relação sincrética no Brasil com a Igreja católica a denomina de Nossa Senhora dos Navegantes. Em Cuba, Haiti e República Dominicana também existem várias manifestações, incluindo os Estados Unidos, por conta da migração de povos tradicionais de matriz africana. O significado do nome Yemanjá vem da língua Yoruba, a língua nativa mais falada na África ocidental. Yeye omo ejá Yemanja (yeye mãe, omo filho(a), ejá peixe) mãe dos filhos peixe.

Naturalmente percebe-se a ecologia e o meio ambiente na cosmovisão desta cultura e civilização milenar ancestral humana. Sua saudação é Odô Yá (mãe dos rios). O Nilo, no Egito chamado de rio Niger é seu afluente e onde todas as coisas são interligadas .

Atenção para com as águas Yemanjá e um dos rostos de Olorun (Deus) nas águas.

Cuide do sagrado salgado da água do seu corpo. Cuide da sua fé que é um direito sagrado. Cuide das águas que amparam a vida na terra. Nosso país é rico em manifestações espirituais.

Em qualquer lugar, em qualquer cultura um ser humano só é verdadeiramente livre quando tem direito de professar a sua crença .

Yemanja odô yá.

Na supremacia da grande mãe ancestral Yemanja muito axé para todos.

Guaraci Fagundes
Dirigente do Partido Verde e pensador livre.