Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

78% dos brasileiros consideram os agrotóxicos inseguros

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (24/7) mostra que 78% dos brasileiros consideram os agrotóxicos inseguros. Para 72%, os alimentos produzidos no país têm mais agrotóxicos do que deveriam. Apenas 18% responderam que acreditam na segurança dos produtos.

Já para 81% das mulheres, o consumo de produtos químicos faz mal à saúde. Entre os homens, esse índice cai para 75%. O percentual de mulheres (74%) que acham que há um excesso de agrotóxicos nos alimentos também supera o dos homens (70%).

Ainda segundo a pesquisa, quanto maior o grau de escolaridade, maior o índice dos que acreditam que os defensivos agrícolas são inseguros ou são usados em quantidades indevidas. Quanto à renda, é interessante observar que quem ganha menos vê os agrotóxicos com maus olhos. Assim, 79% dos que ganham até dois salários mínimos dizem que eles são muito inseguros. A situação muda quando a resposta vem dos que ganham mais de dez salários. Nesse público, a taxa cai para 67%.

Foram ouvidas 2.086 pessoas entre os dias 4 e 5 deste mês a respeito da presença dos agrotóxicos em alimentos. A margem de erro máximo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.