Desde as 9h de hoje (7/40), entre 15 e 20 milhões de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais já podem baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal e se cadastrar para receber a renda básica emergencial.
O auxílio – de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil, para mães que cuidam sozinhas de suas famílias – será pago por pelo menos três meses para compensar a perda de renda decorrente da pandemia de coronavírus.
Mas atenção!Procure caminhos seguros. Evite fraudes. A Caixa Econômica Federal disponibilizou um vídeo com o passo a passo para você se cadastrar com segurança. Tudo é feito pelo celular, basta baixar o aplicativo.
Assista ao vídeo e veja como baixar o app e se cadastrar.
Acesse a loja de aplicativos no seu celular e baixe: CAIXA / AUXÍLIO EMERGENCIAL.
Dúvidas, acesse: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio
Veja exemplos de telas aqui antes de acessar no seu celular:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
Devem se cadastrar trabalhadores autônomos não inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não pagam nenhuma contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem não sabe se está no CadÚnico pode conferir a situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo.
Quem contribui para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI) já teve o nome processado pela Caixa Econômica e está automaticamente apto a receber o benefício emergencial.
Veja, aqui, imagens de alguns dos aplicativos falsos: