A Arca de Noé da fauna brasileira

Zoo inaugura primeiro Banco de Germoplasma de Animais Selvagens da América Latina. O  projeto vai beneficiar espécies que estão ameaçadas de extinção. A Ariranha que perdeu seu companheiro já pode ter esperança de novos filhotes; a Zebra, o  Gato do Mato fêmea e a Jaguatirica, que ainda não reproduziram, também terão chance de  terem sua primeira cria.

Tudo isso graças ao primeiro Banco de Germoplasma de Animais  Silvestres e Exóticos da América Latina, que será inaugurado nesta quinta-feira (29), às  15h, na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. O Banco de Germoplasma é uma unidade  conservadora de material genético. Para montagem do banco são necessários a coleta,  processamento e armazenagem de amostras de sêmen, células-tronco e DNA de todos os  mamíferos da Fundação e também daqueles apreendidos pelos órgãos de fiscalização.

O  projeto é um grande passo para conservação dos Animais Silvestres e Exóticos. Para se ter  uma idéia, será possível fazer reprodução assistida de animais, que engloba a inseminação  artificial, fertilização in vitro e transferência de embrião; O armazenamento das  células-tronco possibilita, por exemplo, tratamento de animais, pesquisa e, caso  necessário, a clonagem de animais. Cerca de 226 animais do Jardim Zoológico podem ser  assistidos hoje pelo programa. Por meio deste banco, também será possível promover o  intercâmbio de material genético entre várias instituições brasileiras e internacionais  sem a necessidade da locomoção dos animais. No Brasil, este projeto representa uma  reserva estratégica de recursos biológicos importante para preservação da fauna  brasileira e mundial, sendo um grande salto para a conservação da biodiversidade.

A Casa do Futuro

O resultado deste aparato tecnológico pode ser conhecido pela comunidade. Com um designer  moderno, este espaço vem mostrar para a sociedade que a tecnologia pode ser uma grande  aliada à natureza e no futuro o mundo pode reaver um meio ambiente rico e diversificado.  A casa é dividida em três cômodos.

O primeiro, que é a sala da DESTRUIÇÃO, mostra a  imagem de uma fogueira ardente e um infográfico explicando as principais causas do  desmatamento e dos incêndios nas florestas brasileiras.

O visitante poderá se enxergar  dentro de uma queimada. No segundo, a sala intitulada: AINDA TEMOS TEMPO, os visitantes  assistirão a um vídeo com os principais desastres ambientais e descobrir, que mesmos com  os estragos, ainda temos tempo de salvar o planeta. Por último, na terceira sala poderá  ter acesso visual ao Banco de Germoplasma do Zoológico, exemplificando que a ciência é  uma das principais aliadas na busca por uma natureza viva. Um projeto pioneiro, que vai  proporcionar aos visitantes uma reflexão do presente e futuro. A Casa do Futuro, que fica
próxima à administração do órgão, foi equipada para garantir a segurança dos visitantes e  adaptada para atender pessoas com necessidades especiais.

Venha nos visitar! O espaço  fica aberto para visitação, de quinta a domingo, de 9h às 17h, e também nas noites de  terças e quintas-feiras durante o projeto ZooNoturno.