Amazônia: a eurodeputada Anna Cavazzini envia vídeo exclusivo ao PV

Anna Cavazzini, deputada recentemente eleita pelo Partido Verde no Parlamento Europeu – membro da delegação parlamentar para o Brasil –, foi convidada a participar da mesa-redonda “A crise ambiental na Amazônia e a importância do Fundo Amazônia”, realizada no dia 12 de setembro, mas, sem poder estar com o Partido Verde e a Fundação Verde Herbert Daniel, em Brasília, enviou vídeo especialmente para o debate.

Assista ao vídeo, legendado, ou leia, a seguir, o texto referente à gravação:

“Olá, meu nome é Anna Cavazzini, sou uma das deputadas recentemente eleitas pelo Partido Verde no Parlamento Europeu, membro da delegação parlamentar para o Brasil. Eu não posso estar com vocês hoje, mas gostaria de comunicar algumas considerações e também o que estamos discutindo na União Europeia atualmente.

No parlamento europeu, há uma grande preocupação a respeito dos incêndios na Amazônia e também da destruição generalizada da floresta. Neste momento, estamos considerando o que a União Europeia (EU) e o Parlamento europeu podem fazer para proteger a selva amazônica, pois é sabido que ela é importante para toda a humanidade, para o nosso clima, e assim por diante.

Nós vemos desdobramentos políticos muito perigosos no Brasil. O que o presidente Bolsonaro está fazendo, e também deixando de fazer, no momento, é uma grande preocupação para nós, então estamos ponderando uma forma de fazê-lo agir efetivamente contra os incêndios.
Um dos instrumentos que nós vemos seria interromper o acordo econômico entre o Mercosul e a UE, pois premiar o presidente Bolsonaro neste momento com um grande acordo enviaria a ele um sinal equivocado.

Além disso, poderia incentivar a produção de gado e de outros produtos que intensificariam os incêndios e o desmatamento florestal na Amazônia. Nós, verdes europeus, somos a favor de interromper o acordo econômico, e estamos em busca de ajudar o povo brasileiro a proteger a floresta amazônica”.