Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Após pressão mundial, justiça russa liberta a brasileira Ana Paula Maciel

(19/11) – Após três meses detida em São Petesburgo, a ativista brasileira do Greenpeace, Ana Paula Maciel, 31 anos, foi libertada nesta terça-feira (19), sob pagamento de fiança. Durante o tempo em que esteve presa, movimentos sociais do mundo inteiro pressionaram as autoridades russas a libertarem o ativistas. Engajado na rede pela libertação dos ativistas, o Partido Verde fez campanhas em suas páginas oficias e apresentou preocupação com a luta internacional pela conservação do meio ambiente.

Ana Paula foi a quarta ativista e a primeira de nacionalidade não russa a ser libertada. A ativista brasileira teve sua liberdade provisória concedida após pagamento de 2 milhões de rublos, o equivalente a R$ 140 mil. Após a libertação de Ana Paula, a justiça russa anunciou a liberdade, também após o pagamento de fiança, do argentino Miguel Hernan Perez Orsi e do neozelandês David John Haussmann. O australiano Colin Rusell teve a prisão preventiva estendida por mais 3 meses.

O Greenpeace Brasil informou que a Justiça russa ainda não divulgou quais serão as restrições aos ativistas do movimento que, como Ana Paula, estão em liberdade provisória. Segundo a nota, os detalhes sobre a abrangência da decisão judicial deverão ser esclarecidas nos próximos dias.

por Larissa Itaboraí