Bahia lança piloto de formação política com casa cheia

A Fundação Verde lançou seu piloto de formação política semipresencial neste sábado, 21, na capital bahiana. A aula inaugural aconteceu no auditório do Hotel Sol Bahia, em Patamares, Salvador, e teve casa cheia.

A coordenadora do curso, Professora Vania Almeida, acatou as solicitações e permitiu que a turma inicial abrigasse mais alunos do que o previsto: de 40 passou a 46. Fabiane Silva, de Juazeiro (BA), acredita que terá proveitos profissionais por realizar o curso: “vejo como um aperfeiçoamento para a minha função de assessora parlamentar”, disse Silva.

A aula introdutória foi ministrada pelo professor Fabio Dantas, da UFBA, que será o responsável pelo módulo de formação política básica. Ele fez um apanhado geral nos temas que serão tratados nas semanas vindouras e ressaltou a importância dos alunos utilizarem as ferramentas digitais, que providenciarão o verdadeiro aperfeiçoamento nos temas propostos em sala de aula.

A questão do contato com as pessoas que estão realizando o curso foi destacado pela coordenadora: “Além do ensino formal ministrado, estaremos ampliando os canais de comunicação entre as pessoas que comungam do ideário verde”, ressaltou Almeida. Milton Braga, outro aluno matriculado no curso, falou sobre a importância de “conscientizar o militante verde sobre os temas sócio ambientais”.

Compareceram e fizeram uso da palavra no evento o prefeito de Licínio de Almeida e presidente do PV da Bahia, Alan Lacerda, a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, o secretário da Cidade Sustentável de Salvador, Ivanilson Gomes dos Santos, a vereadora Ana Rita, de Salvador e o diretor técnico da FVHD, José Paulo Toffano. Estiveram presentes também vereadores e gestores de vários municípios da Bahia.

André Fraga, ex-presidente do PV de Salvador, destacou a necessidade de se “formar quadros com o nosso ideário, com os nossos conceitos” e lembrou que tem anos de filiação partidária e que é a primeira vez que ele vê algo parecido.

No período da tarde foi apresentado o ambiente virtual para que os alunos pudessem se familiarizar e esclarecer dúvidas. O curso terá continuidade aos sábados e os alunos terão plataforma interativa administrada por monitores.

José Paulo Toffano