Bancada do PV pede apuração de possível fraude na indústria automobilística brasileira

Conforme amplamente divulgado pela imprensa, a Volkswagen, empresa de carros mundialmente conhecida, usou intencionalmente em seus carros a diesel um sofisticado software criado para enganar os controles de emissões de poluentes nos Estados Unidos, atingindo, segundo as autoridades americanas, cerca de 480 mil veículos das marcas Volkswagen e Audi, fabricados entre 2009 e 2015.

Em meio ao escândalo, a própria Volkswagen admitiu, nesta terça-feira, 22, que o dispositivo que altera resultados sobre emissões de poluentes foi instalado em 11 milhões de veículos a diesel em todo o mundo, em modelos de várias marcas pertencentes ao grupo.

O fato provocou reações em organismos de controle ambiental de vários países. A França pediu uma investigação no âmbito europeu com o objetivo de tranquilizar os consumidores, enquanto a Alemanha ordenou uma análise minuciosa dos modelos a diesel da montadora.

Caso brasileiro – Em novembro de 1995, a Fiat do Brasil foi multada em R$ 3,9 milhões pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por não atender aos padrões legais de emissões veiculares para os veículos novos estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos automotores (Proconve).

Na ocasião, verificou-se que o modelo Uno Mille Electronic teria utilizado dispositivos que mascaravam os níveis de emissão de poluentes e o real rendimento do motor, o que provocou um aumento de emissão acima do permitido.

Este contexto em muito preocupa a Bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados, haja vista que a frota nacional de automóveis se aproxima dos 50 milhões de unidades. Praticamente um carro de passeio para 4 habitantes!

À luz desta realidade, a Bancada encaminhou ofícios em 22 de setembro ao Ministério Público Federal, ao IBAMA e, de forma especial, ao Proconve, solicitando, no âmbito de suas competências, que sejam tomadas as providências pertinentes, abrangendo todas as montadoras estabelecidas no Brasil, para evitar que tal situação se repita no nosso país.

Bancada do Partido Verde Câmara dos Deputados