Chega ao final a primeira edição do Curso de Formação de Lideranças Políticas do PV

A ação foi promovida pela Fundação Verde em parceria com a Escola de Formação Ricardo Silva e coordenada pelo cientista político Humberto Dantas

A primeira edição do Curso de Formação de Lideranças Políticas, promovido pela Fundação Verde em parceria com a Escola de Formação Ricardo Silva e coordenado pelo doutor em Ciência Política Humberto Dantas, chegou ao final nesta terça-feira (14/06) com uma cerimônia de encerramento na sede da FVHD em Brasília.

Da esquerda para a direita: Jovino Cândido (PV-Guarulhos), Rodney Amador (cientista político e monitor do curso), Marcelo Silva (presidente do PV-CE), Allan Magri (administrador da FVHD e aluno do curso), Sandra Martha Nogueira (aluna do curso), Antônia Cutrim  (aluna do curso), Ivanilson Gomes (presidente do Conselho Curador da FVHD), José Carlos Lima (diretor-executivo da FVHD) e Osvander Valadão (diretor-financeiro da FVHD). Foto: Deusimar Ferreira Santos/Acervo FVHD.

Segundo Humberto Dantas, foram escolhidas para participar presencialmente da cerimônia de encerramento as duas alunas com maior percentual de presença e atividades consideradas mais consistentes dentre as realizadas no curso. Dantas e os demais alunos acompanharam tudo pela internet.

Além de Maria Antônia Pinto (do Maranhão) e Sandra Martha Nogueira (do Espírito Santo), alunas que se destacaram no curso, estiveram presentes Ivanilson Gomes, presidente do Conselho Curador da FVHD; José Carlos Lima, diretor-executivo da FVHD; Osvander Valadão, diretor-financeiro da FVHD; Marcelo Silva, presidente do PV-CE; Jovino Cândido, representante do PV de Guarulhos-SP; Rodney Amador, cientista político e monitor do curso, e Allan Magri, administrador da FVHD e aluno do curso.

O curso foi ofertado na modalidade on-line. Iniciado em meados de janeiro, totalizou 18 encontros mensais, sempre às quintas e sextas-feiras à noite. Desses, nove encontros foram fechados apenas para os inscritos e nove foram transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Verde no YouTube, onde se encontram disponíveis na íntegra.

No curso, foram debatidos temas como meio ambiente, legislação eleitoral, eleições, reforma política, federação partidária, desafios para manutenção da democracia, programas políticos, equidade e justiça social, tudo com alinhamento aos ideais do Partido Verde. Participaram como palestrantes Reynaldo Nunes de Morais (PV-SE), Carla Piranda (PV-RJ), José Carlos Lima (PV-PA), Leandro Grass (PV-DF) e José Luiz Penna, presidente nacional do PV.

O objetivo do curso era não só identificar lideranças do PV para as eleições deste ano, mas também prepará-las para a prática político-partidária cotidiana. O coordenador do curso avalia positivamente a iniciativa do partido ao promover esse tipo de formação. “É uma preocupação muito significativa com o alinhamento de discurso e reflexões sobre valores essenciais do partido.”

Dantas explica que, tecnicamente, os inscritos tiveram acesso à ideologia do partido e à fundamentação teórica e legal sobre política e eleições, “afinal, o PV tem seus princípios, seus valores, e isso precisa fazer parte da formação daqueles que carregarão o número 43 nas urnas”.

Outro ponto destacado pelo coordenador é que o curso teve “uma programação associada ao reconhecimento de lideranças, à busca por essas pessoas e ao fato de trazer, para dentro de uma lógica formativa, todo esse compromisso com valores essenciais ligados ao universo do partido”, o que desperta o senso de pertencimento e valorização que os filiados merecem quando escolhem um partido político.

Sobretudo um partido como o PV, que, para além de ser uma legenda histórica, faz parte de algo que poderíamos chamar de um movimento mundial atrelado a uma causa estratégica e fundamental para a sobrevivência da sociedade.

Humberto Dantas

Coordenador do Curso de Formação de Lideranças Políticas 2022 promovido pela FVHD

Confira aqui o que disse Humberto Dantas sobre o curso.

Por Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

Atualizada em 22 de junho de 2022.

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.