Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ciclovia vai ligar Estados Unidos de costa a costa

Uma via multiuso vai percorrer 12 estados americanos, ligando costa leste e oeste dos Estados Unidos. A Great American Rail-Trail começou a ser construída em maio de 2019 e sua rota vai conectar mais de 145 caminhos já existentes, formados principalmente por trilhas ferroviárias.

O projeto é liderado pela Rail-to-Trails Conservancy. Mais de US$ 4 milhões foram arrecadados entre investimentos públicos e privados e mais de 3,2 mil quilômetros já foram concluídos. A expectativa é que cerca de 50 milhões trafeguem pela via que vai receber ciclistas, pedestres e moto ciclistas.

Embora o caminho esteja liberado para diferentes modais, a bicicleta deve o principal meio de transporte na nova via multiuso.  O ciclismo tornou-se particularmente popular durante a pandemia, sendo uma alternativa de transporte individual que permite o deslocamento e o distanciamento social ao mesmo tempo. A bike também é uma aposta para uma retomada econômica verde pós pandemia, já que evita a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, comuns aos veículos motorizados.

Existem ainda inúmeros benefícios para a saúde relacionados à bicicleta, como o fortalecimento da musculatura das pernas, melhora do condicionamento físico, aumento da densidade óssea e sensação de bem estar desencadeada pela endorfina.

Grandes ciclovias

Com cerca de 5.955 km, a Great American Rail-Trail é um dos muitos projetos de ciclismo inovadores em todo o mundo. A Transpennine, no norte da Inglaterra, também aproveita trilhos ferroviários abandonados e percorre de 346 entre cidades, locais históricos e parques nacionais no seu caminho entre as costas da Inglaterra.

Em 2020, o Reino Unido lançou a trilha Great North de 1.300 km que vai do Peak District, no norte da Inglaterra, até John O’Groats, na ponta nordeste da Escócia.

Na Bélgica, o caminho Cycling Through Water permite que os ciclistas cortem as lagoas de Bokrijk. O caminho de 200 metros fica no nível dos olhos com a água, permitindo que os passageiros deslizem pelo lago.

A EuroVelo 6 é a rota mais extensa até hoje, com 4.450 km, e cruza 10 países da Europa entre o Atlântico e o Mar Negro.

CicloVivo