Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cinco dicas de destinos sustentáveis para sua próxima viagem

Depois de muito sufoco, chegaram as merecidas férias e muitas pessoas têm optado por destinos sustentáveis para curtir e descansar.

As viagens verdes são as que proporcionam uma real conexão com o meio ambiente, por isso os turistas verdes preferem hospedagens mais simples e aconchegantes.

Nesse tipo de turismo, o foco é a oferta de experiências, com especial atenção à sustentabilidade. Assim, a escolha do destino é o primeiro passo para que a viagem de férias seja mais sustentável e relaxante.

Lugares onde haja não só iniciativas de proteção, preservação e recuperação de biomas; mas também preocupação com a qualidade de vida da comunidade e com a manutenção das atividades econômicas e culturais da região devem ter preferência.

No turismo sustentável, tanto os turistas quanto as comunidades anfitriãs devem ter as necessidades atendidas de forma não predatória econômica, social e ambientalmente. O foco é manter a produção e o comércio da região, além de proteger tradições e patrimônios ambientais e culturais locais e regionais.

Todo ano, a ONG holandesa Green Destinations premia as cem melhores histórias de boas práticas de turismo sustentável no mundo todo com o Green Destinations Story Awards. Os inscritos concorrem, entre outras, nas categorias meio ambiente e clima, natureza e ecoturismo e bem-estar social. São selecionadas histórias de práticas sustentáveis inspiradoras e exitosas que possam ser replicadas.

Com base nesse prêmio, a Fundação Verde fez uma lista de cinco destinos sustentáveis no Brasil para ajudar você a planejar férias mais verdes. Confira.

#1. Fernando de Noronha – Pernambuco

Praia do Sancho – Foto: Gabeira

Fernando de Noronha é um arquipélago de 21 ilhas localizado no litoral do Estado de Pernambuco. Devido a sua vasta biodiversidade marinha e terrestre, é uma Área de Proteção Ambiental. A fim de minimizar os impactos negativos às paradisíacas ilhas de Noronha, o governo limita a entrada de turistas. Os que entram são orientados a levar pouca bagagem e a cuidar dos próprios resíduos. Também são incentivados a andar a pé ou de bicicleta elétrica, disponível para aluguel. Um verdadeiro paraíso!

#2. Tibau do Sul – Rio Grande do Norte

Pipa – Foto: Marcelo Bola

Tibau do Sul é um município potiguar distante cerca de 80 km de Natal. É onde fica a badalada Praia de Pipa com seu Santuário Ecológico que abriga mais de 80 hectares de área verde preservada. Também se destaca, na região, a Primar, fundada em 1993 e considerada a primeira fazenda de aquicultura orgânica certificada do país. A propriedade tem investido no ecoturismo com destaque para experiências gastronômica e educativa. Vale a pena conferir.

#3. Bombinhas – Santa Catarina

Praia da Sepultura

Com aproximadamente 20 mil habitantes, Bombinhas é o menor município catarinense. Uma das atividades econômicas mais importantes da cidade, a pesca artesanal da tainha, de origem indígena, está ameaçada pela pesca predatória. Muito mais do que o sustento de várias famílias, a atividade é uma manifestação considerada patrimônio cultural do município e do estado. Portanto, é de suma importância a preservação desses saberes, dessa história, dessa cultura e dessa prática secular. Uma opção inusitada de viagem sustentável.

#4. Reserva Mamirauá – Amazonas

 

Reserva Mamirauá – Foto: Vivejar

A Reserva Mamirauá localiza-se próximo ao curso do Rio Solimões e abrange os municípios amazonenses de Maraã, Jutaí Alvarães, Tefé, Uarini e Fonte Boa. É uma região preparada para atender turistas verdes que gostam de passeios de barco, canoa, observação de animais e contato com culturas e comidas diferentes. Estão disponíveis visitas a comunidades ribeirinhas e buscas por animais noturnos na floresta, que é, por si só, uma atração à parte por conta de sua vegetação única. Destino obrigatório para turistas verdes.

#5. Capitólio – Minas Gerais

Canyons – Foto: Gabeira

A cidade mineira de Capitólio, a cerca de 300 km da capital Belo Horizonte, fica na Serra da Canastra e é uma das 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas, conhecido como o mar de Minas Gerais. Seus famosos cânions, cachoeiras, trilhas, parques ecológicos e rios de águas cristalinas atraem muitos viajantes. Nem sempre foi assim. Essa pequena cidade venceu o garimpo ilegal de quartzito com investimento em turismo sustentável a fim de preservar e proteger o meio ambiente. Imperdível!

E aí, qual desses destinos você vai conhecer primeiro?

Boa viagem verde!

Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Fonte: Green Destinations Story Awards