Cinco dicas para aproveitar as férias mesmo sem viajar

Não vai viajar nessas férias e não sabe o que fazer? A Fundação Verde traz cinco dicas para você aproveitar melhor os dias de folga e voltar revitalizado para a rotina de trabalho e estudo.

#1. Pratique o ócio

Gif de Kirsten Dunst em uma cena do filme Maria Antonieta (2006).

O ócio não é preguiça nem procrastinação, mas a liberdade de escolher a atividade a qual se dedicar. Não ter uma rotina preestabelecida nem se preocupar com o cumprimento de horários e tarefas são algumas das características do ócio.

Em nossa sociedade, não praticamos o ócio devido não só à rotina estressante, mas também ao fato de que ele pode ser entendido como sinônimo de preguiça. Entretanto, a verdade é que ele desempenha uma função social e psicológica muito importante, ajudando no descanso, na reposição de energias e no bem-estar físico e mental.

Praticar o ócio é equilibrar a vida. Então, experimente se desconectar da internet, se reconectar com você, fazer as coisas de que gosta, desocupar a mente dos problemas e não agendar compromissos.

#2. Visite parentes e amigos

Foto: wayhomestudio/Freepik

Quem não gosta do cheirinho de café com bolo da casa dos avós, das brincadeiras e piadas internas dos primos e daquele abraço apertado e afetuoso dos amigos? O afeto propicia prazer, alegria e bem-estar físico e mental. Ele torna a vida mais leve.

Mas, com a correria do dia a dia, passamos muito tempo sem ver parentes e amigos, sem receber pessoalmente esse afeto. Então, que tal aproveitar as férias para rever amores e amigos em uma visita ou talvez em um passeio.

É um bom momento para colocar o papo em dia, contar as novidades, trocar experiências, reatar laços, matar a saudade e renovar seu álbum de fotos.

#3. Contemple a vida ao redor

Foto: gpointstudio/Freepik

As férias podem ser um ótimo momento para parar e observar com atenção e encantamento o seu entorno, de preferência em silêncio. Isso se chama contemplação e nos ajuda a desenvolver a gratidão e a resiliência.

Nos momentos de contemplação, você vê e sente a vida pulsando e se torna capaz de se encantar com o efeito das gotas de chuva caindo no solo, com a luz e a energia do Sol nascendo e se pondo a cada dia no horizonte, com o canto dos passarinhos, com uma pessoa comum andando na rua.

Mas eternize esses momentos apenas na memória. Nada de internet e smartphone.

#4. Coloque a leitura em dia

Foto: Igor Ovsyannykov/Pixabay

A leitura atenta de livros é uma atividade altamente recomendada, porque, entre outros benefícios, estimula a criatividade, potencializa a memória e as aprendizagens, amplia o repertório de vocabulário e diminui o estresse. Então, que tal aproveitar o tempo livre nas férias para rever e atualizar a lista de livros que você quer ler?

Estabeleça suas prioridades de leitura para esse período e navegue no mundo das letras. Se você não tem uma lista, este é um bom momento para criá-la. Se não sabe por onde começar, você pode se inspirar no apanhado de listas dos melhores livros de 2022 feito pelo PublishNews.

Mas não se prenda às listas! Elas são apenas uma inspiração. Dê preferência ao que você realmente gosta de ler.

#5. Seja voluntário

Foto: jcomp/Freepik

Você gosta de ajudar os outros, mas não tem muito tempo? Que tal fazer isso nas férias? Muita gente escolhe passar as férias ajudando, voluntariamente, pessoas e organizações que precisam.

Oportunidades para exercitar seu altruísmo não faltam. Você pode pintar as paredes de uma escola, visitar doentes em hospitais, organizar um bazar beneficente, distribuir roupas e marmitas para pessoas em situação de rua, contar histórias e brincar com crianças em creches e abrigos, recolher resíduos em praças ou praias, empreender ações socioambientais.

E se não sabe por onde começar, procure na internet organizações não governamentais e projetos sociais, escolas e hospitais públicos próximos a você. Na plataforma Atados, por exemplo, há uma curadoria de oportunidades de voluntariado no Brasil.

Não é preciso ir muito longe. Provavelmente, na sua cidade tem alguém precisando de você.

Aproveite bem suas férias!

Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Fonte: Decorfacil