Cinco dicas para um Carnaval com responsabilidade ambiental

O Carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Milhares de pessoas reúnem-se em blocos de rua, desfiles de escolas de samba, festas nas praias e bailes de clubes.

A diversão é garantida, porém o resultado é sempre muito lixo nos locais de folia. São toneladas de latas e garrafas, papeis, bitucas de cigarro e plásticos descartáveis espalhados por ruas, praias, clubes, rios e estradas.

Mas será que é possível curtir a festa sem contribuir para esse acúmulo de resíduos em locais inapropriados? Sim, e a Fundação Verde traz cinco dicas para você aproveitar o Carnaval com responsabilidade ambiental.

Use e abuse dos quatro Rs: Repense, Reduza, Reuse, Recicle

#1. Lugar de lixo é na lixeira

Lixeiras educativas instaladas em São Paulo/Crédito: Reprodução YouTube.

Pode parecer óbvio dizer para as pessoas jogarem lixo na lixeira, mas ainda tem muita gente que insiste em jogar resíduos em locais inapropriados. Em uma festa urbana da magnitude do Carnaval, isso é bem comum. No entanto, não se pode mais naturalizar essa prática. O acúmulo de resíduos nas ruas entope bueiros; nas praias, polui o mar; nas estradas, polui rios e vegetações.

Na verdade, bom seria se os foliões produzissem menos resíduos. Entretanto, quando não tiver outra opção, o ideal é ir guardando o próprio lixo em um recipiente até encontrar uma lixeira. Então, que tal levar uma sacola ou mochila para depositar seu lixo?

Quanto às lixeiras, cabe aos órgãos governamentais disponibilizar o maior número possível delas em todos os locais de grande circulação de pessoas e de ocorrência de grandes eventos como o Carnaval.

#2. Plástico descartável é nefasto para o meio ambiente

Lixo plástico recolhido na praia/Crédito: Pixabay.

Um dos vilões dos resíduos acumulados durante os dias de folia é o plástico descartável de garrafas, copos, canudos, glitter e purpurina. Por isso, é importante reduzir esse tipo de resíduo, especialmente dos microplásticos, presentes no glitter e na purpurina, grandes responsáveis pela poluição de oceanos e rios e pela morte de vegetações e de milhares de peixes.

Então, a diversão será mais sustentável se você levar copo ou caneca reutilizável para a folia. Para evitar acidentes, o vidro não é aconselhável. Se não for possível de jeito nenhum levar reutilizáveis, opte por bebidas em latas de alumínio, que podem ser recicladas e gerar renda para muitas famílias.

Ah, e seu brilho não vai se apagar! Use glitter e purpurina biodegradáveis, feitos com materiais naturais como o sal, a gelatina vegetal ou o pó de mica.

#3. Deixe o bloco da criatividade entrar

Confete ecológico/Crédito: Blog Ecooar.

Para muitas pessoas, não existe Carnaval sem confetes e fantasias. Na confecção de uma fantasia, além do gasto de água e energia, a matéria-prima quase sempre é lantejoula, glitter, purpurina, todos de microplásticos, ou pena de animais.

Um folião sustentável é aquele que empresta e pega emprestada a fantasia; reusa fantasias, customizando ou recriando modelos; usa materiais reciclados e recicláveis; reutiliza materiais para criar as próprias fantasias e faz confetes de folhas e flores secas – basta usar um furador de papel.

#4. Junte o agradável e o sustentável

No Carnaval, vá de bike/Crédito: Associação Alagoana de Ciclismo

Boa parte do aquecimento global se deve à poluição do ar por combustíveis fósseis. Então, o folião sustentável planeja a forma mais segura e econômica de chegar aos locais da folia sem prejudicar o meio ambiente.

Entre o avião e o carro, ele dá preferência para o carro; entre o carro e o ônibus, ele prefere o ônibus; entre o ônibus e a bicicleta, esta ganha e, entre a bicicleta e andar a pé, a depender da distância do trajeto e do horário, ir a pé é a melhor opção. E ainda dá para tomar aquela cervejinha gelada.

#5. Não aceite brindes

Brindes de Carnaval/Crédito: Reprodução internet.

No Carnaval, uma das estratégias de marketing de grandes marcas é distribuir brindes como copos, garrafas, bandanas, camisetas, bonés e leques de papel. Antes de sair aceitando tudo, pense bem: você realmente precisa disso? É mais sustentável reutilizar itens que você já tem em casa e não acumular mais objetos que quase nunca são usados fora daquela época do Carnaval.

Você pode ser um folião sustentável e seu Carnaval continuar colorido, brilhante e divertido.

Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.

Fonte: Embapel