Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

COLETORES DE LIXO CRIAM BIBLIOTECA COMUNITÁRIA COM MILHARES DE LIVROS ENCONTRADOS NAS RUAS

Um grupo de coletores de lixo de Ancara, na Turquia, se uniu para abrir uma biblioteca pública com os livros que eles coletaram ao longo de sete meses limpando a capital turca.

Ao todo, milhares de livros descartados foram reciclados e agora estão disponíveis para uso gratuito entre a população.

A biblioteca comunitária começou graças ao coletor Serhat, 32 anos, que teve a ideia de guardar os livros que encontrava nas ruas.

O sonho de Serhat era ter uma biblioteca, seja em casa, seja de uso público.

Aos poucos, seus colegas começaram a fazer o mesmo e acabaram conseguindo reunir livros suficientes para construir um pequeno acervo de uso interno dos trabalhadores.

Nos meses seguintes, os coletores continuaram ampliando o acervo de livros, cogitando a possibilidade de criar uma biblioteca comunitária para eles e suas famílias.

Com o tempo, o espaço cresceu tanto que os trabalhadores resolveram entrar em contato com o prefeito da cidade, pedindo ajuda para levar os livros até um local onde toda a comunidade poderia ter acesso.

A notícia inspirou os moradores da região, que doaram centenas de livros, catálogos e revistas para expandir o acesso da comunidade.

Ao todo, mais de 6 mil livros foram catalogados – desde opções para as crianças à obras de ficção científica e acadêmica.

O mais legal é que a biblioteca comunitária se tornou um novo espaço cultural para Ancara  que além de oferecer livros e espaços de leitura para todos, também disponibiliza programas de empréstimos de livros para estudantes que precisam das obras por longos períodos. Que iniciativa maravilhosa, né?

Razões para acreditar