Com apoio da Fundação Verde, PV de Belo Horizonte lança a primeira edição da Revista Pensar +Verde

Brasileiros ganham mais um espaço para debates e reflexões sobre sustentabilidade e direitos humanos

O PV-BH com apoio da Fundação Verde Herbert Daniel acaba de lançar a Revista +Verde com o objetivo de sensibilizar os leitores para temas como sustentabilidade e direitos humanos, não só, mas com especial ênfase, no estado de Minas Gerais.

Daniela Carvalhais – Divulgação PV Mulher

A revista tem, em seu Conselho Editorial, Daniela Carvalhais, representante de Minas Gerais na Executiva Nacional do PV Mulher, e Osvander Valadão, presidente do PV-MG. Maria Silvia e Marina Bergman assinam o projeto gráfico e o assessor e consultor ambiental Eduardo Neneco Tavares é responsável pela revisão do texto e pelas boas-vindas ao leitor no Editorial.

Essa edição aborda, em quatro artigos, os temas Serra do Curral, meio ambiente, racismo e sustentabilidade. No primeiro artigo, Minas Gerais: da oligarquização do estado à modernidade atrasada, a miséria da política, João Batista dos Mares Guia, sociólogo e candidato a governador nas eleições de 2018 pelo Rede-MG, trata da política em Minas Gerais. O médico sanitarista, professor e ambientalista Apolo Heringer Lisboa assina o segundo artigo, que trata das Águas de Minas Gerais.

“O jogo apenas começou. E mal, como uma exibição da miséria da política, consequente à política da miséria de ideias, valores e realizações.”

João Batista dos Mares Guia

O terceiro artigo, Mineração, tira o pé da Serra do Curral, escrito por Marcus Vinicius Polignano, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (DMPS/FM/UFMG), retrata a luta e a mobilização social contra a mineração na Serra do Curral. Para Polignano, “a mineração no estado de Minas Gerais é histórica há mais de três séculos e vem mantendo a prática os mesmos modelos de exploração”.

Íris Amâncio, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta uma análise da conexão entre discriminação social, ambiental e econômica e racismo no artigo intitulado Racismo, racismo ambiental ou a insustentável noção de sustentabilidade?. Eduardo Neneco Tavares fecha essa primeira edição da Pensar +Verde com o artigo Meio Ambiente, Impactos e Sustentabilidade.

“No Brasil, o racismo resulta, cada vez mais, em discriminação social, ambiental e econômica, ruindo com qualquer possibilidade de vida sustentável para quem não for branco. Previsível esse cenário, porque a lógica do racismo é a negação da humanidade de pessoas pertencentes aos povos originários ameríndios e africanos, e de seus descendentes.”

Íris Amâncio

A Revista Pensar +Verde está disponível na íntegra para download gratuito aqui.

Por Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.