Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como é que o lobo muda o curso dos rios

A cadeia alimentar é uma sequência de animais interligados através da sua alimentação, os que estão no topo alimentam-se dos animais mais abaixo.

Um exemplo deste sistema é o Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, quando lobos foram reintroduzidos em 1995. Todos sabemos que os lobos são carnívoros e por isso matam várias espécies de animais. Mas talvez estejamos menos conscientes de que dão vida a muitos outros.

Antes dos lobos serem reintroduzidos em Yellowstone – tinham estado ausentes 70 anos – o número de veados aumentou imenso, porque não havia nenhum animal que os caçasse. Apesar dos esforços humanos para controlar os veados, eles conseguiram destruir grande parte da vegetação.

Quando o lobo foi reintroduzido, apesar de serem poucos, o seu impacto foi marcante. Primeiro eles mataram alguns veados, mas isso não foi o aspeto principal. Muito mais importante, eles mudaram radicalmente o comportamento do veado.

Os veados começaram a evitar os locais do parque onde poderiam ser apanhados mais facilmente pelos lobos, como os vales, e imediatamente esses locais começaram a regenerar-se. Em alguns locais, a altura das árvores quintuplicou em apenas 6 anos! E com as árvores chegaram os pássaros e os castores.

Mas o mais interessante foi que os lobos mudaram o comportamento dos rios. Estes começaram a serpentear menos, havia menos erosão. Isto aconteceu devido à regeneração da floresta, que conseguia estabilizar melhor às águas, devido às árvores, havendo menos derrocadas.

How Wolves Change Rivers from Sustainable Man on Vimeo.


Noctula

1 Comment

  • NOCTULA Channel
    Posted 17 de março de 2014

    Este vídeo demonstra bem o impacto que as alterações nos ecossistemas podem provocar! 🙂

Comments are closed.