Como tornar sua viagem mais sustentável

Nestas férias, a Fundação Verde traz dez dicas para minimizar os danos ambientais de sua viagem

As tão sonhadas férias de verão chegaram. Depois de praticamente dois anos trancados em casa por causa da pandemia de Covid-19, certamente o número de viajantes neste início de 2022 será alto, mesmo que a pandemia ainda não tenha acabado de fato – aliás, mantenha a sua vacina em dia, use máscara mesmo que esteja vacinado, mantenha o distanciamento social, evite locais fechados e aglomeração e higienize sempre as mãos.

Com todos esses cuidados na mala, vamos ao tema desta matéria. Você já parou para pensar no impacto ambiental de suas viagens? Como relaxar, aproveitar e conhecer o mundo mantendo o ar puro, as florestas de pé, as cidades, as praias, os oceanos e os rios limpos? Como ser um turista verde, que leva em consideração a proteção ambiental, a eficiência de recursos e o consumo responsável?

Assim, considerando o turismo sustentável como um equilíbrio entre a preservação ambiental e o bem-estar humano, a Fundação Verde Herbert Daniel traz dez dicas para minimizar os danos de sua viagem ao meio ambiente. Acredite, viagens sustentáveis podem reduzir impactos ambientais imediatos e de longo prazo.

Vamos às dicas!

1. Viaje menos

Pode parecer contraditório que uma primeira dica sobre viagens sustentáveis seja justamente não viajar muito, porém é preciso encarar o fato de que viajar não é sustentável.

Alguns dos efeitos negativos do habitual turismo em massa são o aumento da pressão sobre as cidades, o uso de combustíveis fósseis nos transportes, o desmatamento e a diminuição da fauna local, o acúmulo de lixo, a poluição de rios, praias, mares, solos, entre outros.

Então, uma das melhores formas de reduzir sua pegada de carbono é não viajar ou não viajar com frequência e para muito longe. Encontre formas de se divertir em sua própria cidade: explore os arredores locais, acampe, faça um passeio de ônibus ou metrô, conheça novos bairros e interaja com diferentes grupos de pessoas.

1. Evite cidades turísticas, alta temporada e pacotes com tudo incluso

A maioria das pessoas não pensa muito sobre o impacto negativo do turismo nas comunidades locais. Muitos dos destinos mais procurados ao redor do mundo sofrem com o excesso de turistas em determinadas épocas, especialmente em alta temporada.

Alguns desses problemas são a sobrecarga nos sistemas de transporte público, coleta de resíduos, fornecimento de água e energia; aumento de congestionamentos, poluição e custos de aluguel, estadia, alimentação e lazer; fauna e flora afetadas pelas construções e pelo excesso de pessoas circulando.

Outro grande problema para o meio ambiente são as viagens com tudo incluso – acomodações, comida, bebidas e atividades –, pois quem paga por esse tipo de pacote não precisa sair e gastar em outro lugar, o que significa que a economia local não é beneficiada, o dinheiro vai todo para o resort ou a empresa de cruzeiro, geralmente estrangeiros.

Viajantes verdes evitam cidades turísticas, alta temporada e pacotes com tudo incluso.

1. Opte por destinos que valorizam o patrimônio natural e cultural

Quem não guarda alguma lembrança que envolva uma paisagem? As paisagens nativas constituem nosso patrimônio natural, transmitem a importância do meio ambiente e nos remetem a quem somos, de onde viemos e para onde vamos. São monumentos naturais que, preservados, mantêm a memória das comunidades e a qualidade de vida do planeta.

Já as construções humanas, os sítios arqueológicos e os bens culturais como festas, línguas, danças, músicas, arquitetura, culinária, artes e artesanatos compõem o patrimônio cultural de uma comunidade. São de fundamental importância para a valorização, a manutenção e a identidade dos povos, bem como para a diversidade e a riqueza histórico-cultural do planeta.

Então, quando for escolher um destino de viagem, atente-se para as políticas locais de conservação e administração de ecossistemas, de comunidades originárias e de patrimônios culturais.

Veja algumas sugestões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de patrimônios naturais e culturais para você conhecer no Brasil:

Patrimônio Mundial Cultural

Brasília (DF)

Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ)

Centro Histórico de Goiás (GO)

Centro Histórico de Diamantina (MG)

Centro Histórico de Ouro Preto (MG)

Centro Histórico de Olinda (PE)

Centro Histórico de São Luís (MA)

Centro Histórico de Salvador (BA)

Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte (MG)

Missões Jesuíticas Guaranis – no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS)

Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)

Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)

Santuário do Bom Jesus de Matozinhos – Congonhas (MG)

Patrimônio Mundial Natural

Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)

Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)

Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)

Ilhas Atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)

Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)

Patrimônio Misto

Paraty e Ilha Grande (RJ): Cultura e Biodiversidade

1. Opte por destinos que priorizam um estilo de vida verde

As cidades verdes são pensadas e planejadas tendo como prioridade o meio ambiente. Também conhecidas como cidades inteligentes, esses locais privilegiam o desenvolvimento sustentável com uso inteligente da terra; bom sistema de transporte público para redução de poluentes e contaminantes no ar, no solo e na água; energias renováveis; administração eficiente de resíduos; consumo racional de energia e água; entre outros.

Desse modo, quando for planejar uma viagem, opte por destinos com um bom sistema de transporte público ou em que seja possível se locomover a pé ou de bicicleta, com muitos parques e áreas verdes, com sistema eficiente de coleta de resíduos, com oferta de produtos orgânicos e locais, com opções de lazer gratuitas como praias, feiras, museus, parques e praças.

1. Leve apenas o necessário em sua bagagem

Você sabia que quanto mais pesado um veículo, mais combustível ele gasta e, consequentemente, mais ele polui o ar? E sabia que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo?

Então, para viagens mais sustentáveis, é preciso estar atento à quantidade e ao peso das bagagens. Além disso, evite comprar roupas para a próxima viagem – só se for uma necessidade absoluta como um casaco para inverno rigoroso ou um biquíni, por exemplo.

Na sua próxima viagem, leve apenas o necessário em sua bagagem e, se puder, evite a compra de roupas novas apenas para essa finalidade.

1. Escolha um meio de transporte o mais ecológico possível

Provavelmente, a única maneira viável de você chegar ao destino escolhido para sua próxima viagem é utilizando algum meio de transporte – avião, moto, carro, ônibus, trem, navio ou barco. Assim, uma das maneiras de compensar sua pegada de carbono é escolhendo um veículo o mais ecológico possível.

Você pode, entre outras coisas, procurar uma companhia aérea que use biocombustível e voe direto; ou viajar de trem em vez de outros meios, pois ele gera menos emissões de carbono; ou, em viagens pelo mar, optar por navios menores e economicamente eficientes; e, em viagens com amigos e familiares, preferir ônibus fretados a vários carros de passeio. Essas são opções ecologicamente mais coerentes com o estilo de vida de um viajante verde.

1. Reserve acomodações ecologicamente equilibradas

Ao fazer uma reserva de hospedagem, considere como sua estadia afeta o ecossistema local. No mundo todo, há acomodações construídas com materiais renováveis ou reciclados, com garantia de uma ótima política de produção e recolhimento de resíduos, além de plástico zero; alimentos provenientes de hortas orgânicas locais; utilização de energia renovável e aproveitamento de água da chuva; reflorestamento de áreas desmatadas. Lembre-se disso quando for fazer sua reserva.

1. Programe atividades sustentáveis durante sua viagem

Ao programar passeios para sua viagem, opte por atividades de baixo impacto ambiental como caminhadas e trilhas ecológicas; escaladas e rapel; banhos de rio, cachoeira ou mar; rodas de conversas com moradores locais e outros viajantes; passeios de bicicleta; observação de pássaros; jogos e brincadeiras aquáticas; voluntariado na comunidade; entre outras.

Durante suas aventuras, procure gerar o mínimo de resíduos e evite compras desnecessárias. Ah, em seus passeios, nunca se esqueça de levar, na mochila, um lanchinho, uma garrafa de água – de metal ou vidro, por favor! – e um recipiente para guardar o próprio lixo.

1. Economize água e restrinja o uso de energia

A economia de água e o uso consciente e sustentável de energia são cruciais para quem se preocupa com o meio ambiente, não só no cotidiano, mas também em viagens.

Alguns hábitos individuais que causam impactos negativos ao meio ambiente – troca diária de toalhas, luzes acesas o tempo todo, longos banhos em chuveiros ou banheiras fumegantes, ar-condicionado e outros equipamentos ligados 24 horas ou em stand by, torneira ligada durante a escovação ou o banho, aparelhos já carregados ainda plugados na tomada, por exemplo – podem e devem ser modificados.

Governos e empresários também devem estar atentos para a preservação, conservação e proteção ambiental. Especialmente em cidades turísticas, é imprescindível haver boas políticas de recolha e reciclagem de resíduos, coleta de água da chuva, janelas e portas amplas para aproveitamento da luz solar e do vento, uso de lâmpadas econômicas e eficientes, piscinas com água tratada, reuso de água para regar plantas e lavar carros ou calçadas, vasos sanitários com caixa acoplada, entre outras medidas.

Durante sua estadia em hotéis e pousadas, uma forma de ajudar o meio ambiente é deixar a placa “Não perturbe” pendurada na porta do quarto. Isso vai reduzir o gasto de energia, água e produtos de limpeza com a sua acomodação.

1. Entre de vez no mundo digital e reduza o desperdício

Outras ações simples como não imprimir cartões de embarque, reservas de hotel, mapas e guias turísticos ou não pedir grandes quantidades de comida nas refeições podem fazer muita diferença para o meio ambiente.

Como quase todo mundo hoje tem um smartphone, use-o para armazenar documentos necessários para sua viagem. Outra possibilidade é baixar mapas e guias turísticos off-line ou pegá-los emprestados em centros de informações turísticas. Nesse caso, terminada a viagem, devolva-os no mesmo lugar para que outros viajantes também possam utilizá-los. Isso vai economizar muito papel.

Outro hábito que deve ser revisto em viagens sustentáveis é o desperdício de comida. Enquanto milhares de pessoas passam fome no mundo todo, bilhões de alimentos são descartados todos os dias – e o pior: boa parte ainda em condições de consumo. Cidades turísticas em alta temporada são muito afetadas por essa prática. Basta checar com restaurantes, lanchonetes e cafés.

Portanto, quando for comer durante sua viagem, procure pedir apenas o suficiente para suprir sua necessidade naquele momento. Existe maior desperdício de recursos e dinheiro do que jogar comida no lixo?

Você é um viajante verde? Então, deixe alguma dica para viagens mais sustentáveis em nossas redes sociais.

Boas férias!