Conheça o Brasil pela lente dos povos originários

A Fundação Verde traz uma seleção de acervos digitais com verdadeiros tesouros de nossa cultura ancestral

O escritor Daniel Munduruku, membro da comunidade Munduruku (MT, PA, AM), ensina que a palavra indígena quer dizer originário. Entrar em contato com o pensamento dos povos indígenas é compreender o Brasil pela lente de quem aqui estava antes da invasão europeia e, dessa forma, desconstruir estereótipos erguidos e disseminados pelo colonizador a respeito desta terra e de seus habitantes nativos.

Assim, a Fundação Verde Herbert Daniel selecionou alguns acervos digitais em que é possível acessar gratuitamente essa vasta cultura originária por meio de obras literárias, artísticas, históricas, linguísticas, audiovisuais, acadêmicas e legais. Confira a seguir e delicie-se.

Para ler

1. Mulheres indígenas inspiradoras

A matéria do site jornalístico Catarinas apresenta as lutas de 43 mulheres indígenas latino-americanas por maiores e melhores terras, água limpa, sementes tradicionais, espaços de floresta e concretização de direitos fundamentais. Imperdível!

1. Ciclo de estudos sobre a vida

Selvagem – ciclo de estudos sobre a vida é uma experiência de articular conhecimentos a partir de perspectivas indígenas. Concebida por Anna Dantes, orientada por Ailton Krenak e produzida por Madeleine Deschamps, a iniciativa conta com um site em que estão disponíveis acervos audiovisuais, documentais e bibliográficos, inclusive um de Ailton Krenak.

1. Mostra de literatura indígena

Lançada em dezembro de 2021 pelo Museu do Índio (Musíndio) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a I Mostra Virtual de Literatura Indígena: Território de Palavras Ancestrais é uma exposição virtual que reúne obras de literatura de autoria indígena. A curadora da mostra é Julie Dorrico, indígena da nação Macuxi, doutora em Teoria da Literatura.

1. Thydêwá

A organização indígena Thydêwá (“esperança da terra” em português), sediada em Olivença, Bahia, promove a cultura da paz por meio do diálogo entre as várias culturas e como caminho para a transformação social. Uma de suas ações é a organização de um acervo virtual gratuito com obras produzidas por indígenas.

1. Biblioteca digital Curt Nimuendajú

A Biblioteca Digital Curt Nimuendajú é um espaço destinado a promover o intercâmbio de ideias e a divulgação de informações atuais sobre pesquisas e estudos de línguas e culturas indígenas da América do Sul. Nela, estão disponíveis livros esgotados, teses, artigos, periódicos, matérias jornalísticas, sites e uma lista de discussão.

1. Indicados pela Rádio Yandê

A Yandê é uma rádio educativa surgida em 2013. Com sede no Rio de Janeiro, ela difunde a cultura indígena tradicional e mostra a atual realidade indígena brasileira a fim de desconstruir estereótipos e preconceitos a respeito dos povos originários. Confira aqui as dicas da equipe da rádio. Que tal começar a ouvir a Yandê também?

1. Literatura para unir pessoas e saberes

A livraria on-line Maracá, especializada em literatura indígena produzida no Brasil, disponibiliza várias obras de escritores de diferentes povos e regiões do país para download gratuito. O mbara’ká (“maracá” em português) é um objeto ritual usado para unir os mundos físico e espiritual. Assim, o nome da livraria é uma referência a sua missão: unir pessoas e saberes de diferentes lugares, crenças e realidades por meio da literatura.

1. Indígenas articulados

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) disponibiliza publicações sobre ameaças e agressões aos direitos indígenas, além de suas reivindicações e demandas junto ao Estado. A Apib é um movimento nacional de mobilização indígena surgido no Acampamento Terra Livre em 2005 para fortalecer a união dos povos e a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país.

1. Universo multilíngue dos povos originários das Américas

Conheça o riquíssimo e diversificado universo linguístico dos povos originários das Américas pelo livro Línguas ameríndias – ontem, hoje e amanhã (Fundação Memorial da América Latina, 2020), disponível em PDF para download gratuito aqui.

1. Línguas indígenas na palma da mão

Em compromisso com a Década Internacional das Línguas Indígenas (2020-2032), o Museu do Índio disponibilizou a versão beta de aplicativos dos dicionários das línguas Taurepang, Guató, Ye’kwana, Sanöma e Kawahiva para download gratuito em dispositivos Android. Esses apps são resultado de estudos desenvolvidos por pesquisadores indígenas, não indígenas e sábios de cada um dos povos contemplados.

Para ouvir

1. Janeraka

O podcast Janeraka foi criado para fortalecer a prática da linguagem oral no registro e compartilhamento de memórias, experiências, sentimentos, reflexões e conhecimentos do povo Awaete Assurini do Xingu.

1. Papo de parente

Papo de Parente é um podcast para indigenizar o Brasil – segundo a própria descrição. É apresentado pela educadora e liderança indígena Célia Xakriabá e pelo estudante de gastronomia Tukumã Pataxó. Além de tirarem dúvidas dos ouvintes sobre como é ser indígena no Brasil hoje, eles mostram culturas indígenas por meio da agricultura, culinária, política, literatura, medicina e dos esportes tradicionais.

1. Pelos mundos indígenas

Pelos Mundos Indígenas é um podcast que compõe a exposição Mundos Indígenas, realizada pelo Espaço do Conhecimento UFMG em dezembro de 2019 para apresentar os modos de viver, saber e se cuidar dos povos Maxakali, Ye’kwana, Yanomami, Xariabá e Pataxoop.

Para visitar sem sair do sofá

1. Mundos Indígenas

A exposição Mundos Indígenas do Espaço do Conhecimento UFMG foi aberta em dezembro de 2019. Com a pandemia, as visitas foram suspensas e a organização preparou uma visita virtual à exposição por meio de uma série de seis vídeos inéditos. O primeiro é uma introdução ao universo da exposição e os outros cinco são uma apresentação dos conceitos que curadoras e curadores dos povos Maxakali, Ye’kwana, Yanomami, Xariabá e Pataxoop escolheram para apresentar os seus mundos.

1. Os Primeiros Brasileiros

Em abril de 2019, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou a exposição virtual Os Primeiros Brasileiros. Composta de painéis históricos, músicas, filmes e fotografias que registram a diversidade e as narrativas das populações indígenas, a mostra virtual apresenta memórias da formação do Brasil, artefatos de culturas indígenas, narrativas e depoimentos contemporâneos. Livros e vídeos sobre os temas da mostra também estão disponíveis aqui.

Por Caroline Cardoso