Crise na Amazônia gera debates e união de forças

Em um esforço para encontrar caminhos para rever a situação do Fundo Amazônia e, também, da destruição da floresta amazônica, o Partido Verde e a Fundação Verde Herbert Daniel realizaram, no último dia 12, uma mesa-redonda na sede da Fundação, em Brasília.

Participaram o presidente do PV nacional, Luiz Penna, a líder do partido na Câmara, deputada Leandre Dal Ponte, o deputado Célio Studart e dirigentes do partido de vários estados brasileiros, mas principalmente dos estados da Amazônia Legal.

Para o debate, foram convidados o sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA), assessor do Programa Política e Direito Socioambiental do ISA, em Brasília, Márcio Santilli; o gerente do Programa de Políticas Públicas do WWF-Brasil, Michel dos Santos; e o analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Jair Schmitt.

A eurodeputada Anna Cavazzini, recentemente eleita pelo Partido Verde no Parlamento Europeu – membro da delegação parlamentar para o Brasil –, enviou vídeo especialmente para o debate, em que ela defende o fim do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, como forma de sanção ao Brasil pela política antiambientalista.

As falas ressaltaram o momento crítico por que passa o país e a atuação política claramente na contramão da preservação do meio ambiente e, ainda, a fundamental importância do Fundo Amazônia. Mas um ponto foi ressaltado: toda a tragédia ambiental do Brasil neste momento leva à união de esforços de todos os atores engajados em prol de uma causa em comum: a proteção da Amazônia e, claro, de todo o bioma nacional.

Márcio Santilli, por exemplo, deu um sopro de esperança ao falar que tudo o que está ocorrendo neste momento só fortalece a defesa do meio ambiente e todos aqueles que lutam pela preservação da natureza. Para ele e para Michel dos Santos, é na escuridão que as estrelas brilham.

O evento foi transmitido ao vivo para todo o país e o público pôde enviar perguntas aos entrevistados, as quais foram respondidas ao final do debate. Toda a cobertura e as apresentações feitas na mesa-redonda estarão na próxima edição da revista Pensar Verde.