Delegação verde relata como foi sua participação no Global Greens

Durante mesa redonda na sede da Fundação, em Brasília, os membros da delegação falaram sobre a Declaração de Liverpool que trouxe como tema principal as mudanças climáticas e também a participação da mulher na política.

Dia 31 de maio a delegação brasileira composta por membros da Fundação Verde e do Partido Verde estiveram na sede da FVHD, em Brasília, para uma roda de conversa na qual relataram como foi a participação dos verdes do Brasil no Congresso Global Greens, que aconteceu em abril desse ano, no Reino Unido. Durante o Congresso foi consolidada a Declaração de Liverpool, na qual pontuou um assunto latente durante os congressos, mudanças climáticas.

Segundo Fabiano Carnevale, coordenador da delegação brasileira, as mudanças climáticas perpassam pela questão da pecuária no Brasil. “Hoje a pecuária está no centro de discussões que envolvem tópicos como alimentação, direito dos animais e desmatamento e, por isso, a Declaração de Liverpool se colocou contra a pecuária industrial”. Além desse assunto, a questão de gênero e o papel da mulher na política também entraram no debate. Segundo Mariana Perin, secretária da Juventude do Partido Verde que também esteve em Liverpool, o papel da mulher na formação de futuros cidadãos tem relação íntima com a redução de qualquer dano ambiental. De acordo com o entendimento dela, a participação da mulher na política, inclusive na política verde, é o que pode efetivamente atuar nas questões da mudança climática mundial e no que pode ser melhorado dentro de casa e no dia-a-dia das pessoas.

Os demais membros da delegação trouxeram também cinco valores contemplados na Declaração de Liverpool que devem ser incorporados ao Partido Verde: defender a sociedade civil, livrar o mundo das armas nucleares, um comércio justo, o estado de direito da democracia e a rejeição a militarização.

A delegação brasileira que esteve no Congresso era formada por Aluizio Leite, André Fraga, Carla Piranda, Eurico Toledo, Fabiano Carnevale, Ivanilson Gomes, João Camargo, Liane Santullo, Marcelo Silva, Mariana Perin, Reynaldo Nunes, Salvador Arnoni, Teresa Britto e Wildson Nendes.