“Dizer que todos são ruins só favorece os ruins”

O Lions Clube de Macapá recebeu na manhã de sábado, 28, aproximadamente 280 pessoas para o ciclo de palestras “Políticas Públicas para a Sustentabilidade no Amapá”. O evento, uma parceria da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) com o Partido Verde do Amapá, trouxe quatro palestrantes para abordarem assuntos relacionados ao tema.

A coordenadora do evento, Jacyara Assunção, recebeu os participantes e, a partir das 10h, formou-se a mesa e o presidente estadual do PV, Zezé Nunes, deu as boas vindas aos presentes.

Iniciaram-se as palestras com o diretor administrativo da FVHD, Ovídio Teixeira. Ele falou sobre formação política e a importância da participação das pessoas nas decisões e da consequência de se colocar todos na mesma vala: “Dizer que todos são ruins só favorece os ruins”, ressaltou. Teixeira também aproveitou para lembrar que todas as profissões têm o bom profissional e o ruim.

O palestrante seguinte foi o diretor técnico da FVHD, José Paulo Toffano. Ele falou sobre a necessidade de alterações no indicador sistêmico conhecido por PIB e realizou a crítica ressaltando a abrangência que tem um outro indicador chamado FIB: Felicidade Interna Bruta. Toffano discorreu sobre a necessidade de se alterar um paradigma construído pela sociedade capitalista: “Associar dinheiro com felicidade é um equívoco. A maior porcentagem de pessoas que admitem ser felizes, tem apenas o suficiente, e não milhões”, falou.

Após o almoço, o presidente da OAB do Pará, Cleans Bonfim tratou do tema Cidade Sustentável. Ele passou vários dados sobre a falta de sustentabilidade do sistema atual para posteriormente trazer exemplos nas nossas cidades, na vida cotidiana dos cidadãos. Numa das contextualizações tratou de um sistema de empréstimo de brinquedos: “A criança enjoa logo de um brinquedo. Então hoje existem firmas que você se associa para receber novos brinquedos todo mês, quando então ocorre a troca por outro diferente e aquele que estava com você vai para outra criança”, disse. Bonfim também abordou exemplos no quesito Mobilidade Urbana.

A última palestra foi proferida pela secretária nacional do PV mulher, Shirley Torres. Ela falou sobre políticas públicas para as mulheres, oferecendo dados que tratam do pequeno número de mulheres ocupando cargos públicos eletivos. Torres tratou de vários exemplos de atitudes machistas no dia a dia das famílias e que muitas vezes passam despercebidas. Ela desafiou com metas as mulheres presentes no seminário.

No final do evento, os participantes receberam certificados de participação.

José Paulo Toffano