Eleições 2022: federações, importância do voto e consciência política

O tema da primeira Pensar Verde deste ano é a escolha de nossos novos dirigentes, em outubro

Neste ano, o tema da revista Pensar Verde não poderia ser outro: eleições. Não só porque o Brasil irá às urnas em outubro, mas também porque nós, o povo brasileiro, precisamos de ampla tomada de consciência sobre o que é política e sua importância e sobre o real valor do voto – que não é, e não pode ser, moeda de troca. Não se pode escolher um candidato ou uma candidata por ódio a outros ou apenas por necessidades pessoais, mas, sim, com base na sua história, naquilo que ele ou ela fez de concreto por sua cidade, estado ou país. E a política? Ela, em si, não é ruim. Muito pelo contrário. É necessária, e todos nós fazemos política todos os dias em nossas relações pessoais. É fundamental separar o que é política dos políticos ruins – e, claro, parar de eleger esses mesmos políticos a cada nova eleição.

Outro tema importante neste ano eleitoral é a composição das federações, entre elas, a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PV, PT e PCdoB, tema de nossa matéria de capa com o presidente do Conselho Curador da Fundação Verde Herbert Daniel, Ivanilson Gomes, o diretor-executivo da instituição, José Carlos Lima, e o diretor-financeiro Osvander Valadão.

Para falar sobre política, voto e federações, foram convidados o cientista político Humberto Dantas, coordenador da pós-graduação em Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); a ex-deputada estadual Regina Gonçalves, membro da Executiva Nacional e secretária de Organização do Estado de São Paulo do PV; e Rodney Amador, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP e pesquisador no Núcleo de Instituições Políticas e Eleições do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Nipe-Cebrap).

Nossa entrevista pingue-pongue traz o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que falou sobre quais seriam as ações necessárias para desenvolver o país e gerar emprego e renda preservando o meio ambiente. Transição energética, recuperação de bacias, produção de alimentos sem aumentar a destruição da natureza e reversão da “boiada” do atual governo também são temas da entrevista.

A seção Verdes em Ação apresenta os quatro novos deputados federais do PV – João Carlos Bacelar (BA), Júlio Delgado (MG), Aliel Machado (PR) e Sérgio Toledo (AL) – e o curso “Formação de Lideranças Políticas – 2022”, promovido pela Fundação Verde, com encerramento previsto para o final de maio.

Na coluna Solo Fértil, artigo do monge Sato, ex-exilado político no Chile e um dos fundadores do PT e da CUT. Não mais à frente do Templo Shin-Budista de Brasília, que regeu por 25 anos, agora ele quer levar a meditação para praças e locais públicos do Distrito Federal, para pessoas que normalmente não teriam acesso à prática. Na Coleta Seletiva, dicas de livros e documentários para o despertar de uma consciência política e cidadã. Entre elas, o canal Tempero Drag, de Rita Von Hunty, que, desde 2015, trata de temas sociais e políticos com humor e arte, uma forma divertida, mas muito séria, de “abrir a cabeça” e enxergar além.

Revista Pensar Verde #37

Boa leitura!