Em 2021, plante uma esperança

A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) encerra 2020 com muita gratidão a todos que colaboraram com a promoção de cursos, aulas, debates, lives e com a revista Pensar Verde, nossa publicação trimestral. Neste ano tão conturbado em consequência da covid-19, de tantas perdas humanas, danos ao meio ambiente, destruição da nossa floresta amazônica, tentamos manter a esperança em um futuro melhor.

É necessário olhar também para o que há de bom entre nós, para as ações construtivas, para os voluntários que salvam vidas e a natureza, para as iniciativas que contemplam a vida e não a morte, os direitos iguais e não o poder pelo poder, a igualdade social e não a ganância. O Partido Verde (PV) faz parte dessa luta por um mundo mais justo, mais verde, saudável e igualitário.

Por isso, queremos finalizar 2020 com uma mensagem que olhe para o futuro com esperança, porque há, sim, muita gente, muitas ações, entidades e instituições lutando pelo bem comum, pela cura da Terra e de todos os seres vivos. Ao invés de apenas reclamarmos, de apenas focarmos no que há de ruim (e é muito, nós sabemos), queremos que 2021 chegue sob um olhar de transformação, de união, de ação coletiva, de amor e de proteção aos seres humanos, aos animais, à natureza.

Desejamos um ano novo com menos plástico, sem queimadas, sem destruição de nossos biomas, com menos lixo de qualquer espécie, rios limpos, pessoas respeitadas em todos os seus direitos (à saúde, à educação, à moradia, à alimentação saudável, à segurança), cidades mais sustentáveis, acessibilidade, mais bicicletas e menos carros, com respeito à diversidade de todos os grupos, etnias, nacionalidades, credos, gêneros e opções pessoais, quaisquer que sejam.

Parece utópico, mas passa a não ser se todos nós começarmos a agir em busca dessa mudança, porque as grandes transformações começam assim: em nossas casas, ao nosso redor, a partir de nossas atitudes. Então, que tal em 2021 plantar uma esperança?

A Fundação Verde deseja a todos um Natal de harmonia, no exato sentido do nascimento do Menino Jesus, com simplicidade e amor. E um ano novo em que a palavra-chave seja coletividade.

Nos vemos em 2021!