Encuentro de Partidos Verdes en América – Casos de Éxito começa hoje en Lima

Fundação Verde será apresentada pelo seu diretor-executivo, José Carlos Lima, como história de êxito do Partido Verde brasileiro

De hoje (8/9) a sábado (10/9), ocorre o Encuentro de Partidos Verdes   en América – Casos de Éxito, em Lima, liderado pelo Partido Democrático Verde do Peru e conduzido por Álex Gonzáles Castillo, presidente do PV peruano. Com a presença de líderes e autoridades verdes da Federação de Partidos Verdes das Américas, estarão em pauta os projetos exitosos desses partidos em seus respectivos países.

Escolhida pelo PV brasileiro como um projeto exitoso, a Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) será apresentada por seu diretor-executivo José Carlos Lima no evento amanhã, 9 de setembro.

José Carlos vai apresentar o histórico do PV, com destaque para Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis e Herbert Daniel, alguns dos fundadores do partido, e o perfil da FVHD, abordando desde o nome recebido em homenagem ao incansável Herbert Daniel até as principais ações desenvolvidas pela Fundação nos últimos anos: Escola de Formação Ricardo Silva, Revista Pensar Verde, Fundação nas redes sociais, participação na elaboração do Programa de governo Lula-Alckmin, projetos locais e regionais realizados por meio de edital.

Com o objetivo principal de promover a troca de conhecimento, de experiências e de ideias, atuando na produção de políticas públicas em consonância com o ideário verde, a FVHD optou por atuar por meio de editais na coordenação, promoção, organização e execução de projetos, programas, seminários, simpósios, cursos de formação, entre outras ações, de maneira a garantir ampla participação.

A escolha foi acertada. No primeiro ano de lançamento de editais, foram inscritos 39 projetos. Já são 380, entre os quais destacamos alguns realizados em 2021 e 2022: em parceria com a Escola Ricardo Silva, o Curso de Formação de Lideranças Políticas do PV, voltado para pré-candidatos de todo o país; o projeto Potencial da Bioeconomia e da Economia Criativa, realizado nos 15 municípios de Roraima; o Anuário do Observatório de Políticas Ambientais; a palestra Amazônia: o futuro e a economia sustentável e o espaço feminino no estado do Pará; a série de debates Caminhos para Cidades Sustentáveis Inteligentes, desenvolvido no Mato Grosso do Sul.

Outra frente de atuação da FVHD que tem sido exitosa é a comunicação. Surgida em 2013 como uma publicação trimestral sobre os temas afins do ideário verde, a Revista Pensar Verde ganhou, em 2019, o reforço das redes sociais e da TV Fundação Verde no YouTube, bem como de uma reconfiguração das pautas e do site.

Em sua apresentação amanhã (9/9), José Carlos também contará sobre sua participação, representando o PV e a FVHD, na elaboração do programa de governo da chapa Lula-Alckmin 2022, realizado em parceria com a Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores (PT).

José Carlos Lima/Acervo FVHD

Conheça o trabalho da Fundação Verde Herbert Daniel

Site: fundacaoverde.org.br/

Instagram: @fundacaoverde

YouTube: /TVFundacaoVerde

Twitter: @fundacaoverde

Facebook: /fundacaoverde

Saiba mais sobre o PV brasileiro em pv.org.br/

Por Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.