Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Energia solar – mercado consumidor está cada vez mais adepto dessa fonte limpa

De acordo com o Portal Solar, o ano de 2015 bateu recorde no mercado de energia fotovoltaica com 1.307 novas adesões de consumidores e em 2016 a expectativa é de uma aumento de 300%. Isso porque após um levantamento feito pelo Portal com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), constatou-se que os sistemas fotovoltaicos têm atraído milhares de pessoas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, liderando as cotações.

As informações do Portal Solar tiveram como base as 9.000 consultas e orçamentos feitos entre agosto e dezembro de 2015 pelo site do Portal. Assim, foi traçado o perfil do mercado consumidor de energia solar no Brasil. São Paulo é líder entre os interessados com 25,8% das cotações pedidas, seguido por Minas Gerais com 13,5%, Rio de Janeiro, 10,4%, Paraná, 10%, Rio Grande do Sul, 4,3%, e Santa Catarina, 3,7%.

Acompanhando esse aumento no mercado consumidor, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, em dezembro de 2015, o Programa de Desenvolvimento de Geração de Energia (ProGD), que tem o objetivo de fomentar a utilização de energia solar por novos consumidores. De acordo com o MME, a expectativa é de que, por meio do programa, o mercado de energia solar movimente o investimento próximo aos R$ 100 bilhões e abasteça um sistema fotovoltaico para 2,7 milhões de pessoas até 2030. O ProGD foi criado com a finalidade de alcançar indústrias e, sobretudo, consumidores finais (empresas e residências) para que a alternativa sustentável ganhe força no território nacional.

De acordo com o MME, entre os principais incentivos do ProGD estão a criação dos créditos de energia entre consumidor-gerador e distribuidora, que começam a partir de março; isenção de ICMS sobre a energia produzida pelo consumidor na rede da distribuidora; isenção de PIS/Confins e redução dos tributos de importação, entre outros grandes benefícios para a expansão da rede de energia solar em todo o Brasil.

Energia fotovoltaica – É a energia elétrica produzida a partir de luz solar. Pode ser produzida até mesmo em dias nublados ou chuvosos, no entanto, quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada pelos órgãos competentes e seus sistemas conectados à rede elétrica já são utilizados a mais de 30 anos.

Atualmente, mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica, dentre eles estão, China, seguida por Japão e Estados Unidos, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

A energia fotovoltaica tem grande capacidade, podendo ligar desde uma lâmpada de um poste de iluminação com alguns Watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa ou mesmo uma grande usina solar produzindo energia para milhares de famílias.