Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Frente Ambientalista rejeita prorrogação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Durante reunião da Frente Parlamentar Ambientalista nesta quarta-feira, 14, sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os participantes defenderam que o prazo para os municípios se adequarem à lei não seja prorrogado. O encontro teve como objetivo fazer um balanço dos 4 anos da aprovação do Plano.

O PNRS determina regras para o retorno de embalagens e outros materiais após o consumo e o descarte. Para que seja implementada a lei, é necessário que o Poder Público, os Estados e os municípios compartilhem responsabilidades e encontrem caminhos que contribuam para a criação dos planos de gestão de resíduos sólidos e, assim, construam um modelo eficiente de gerenciamento de resíduos que priorize a não geração de resíduos, a reciclagem e a destinação adequada dos resíduos. A lei estabelece, entre outros pontos, a extinção dos lixões e a criação de aterros sanitários. As prefeituras têm prazo até agosto deste ano para extinguir os lixões ainda existentes.

O evento ocorreu durante café da manhã na Câmara dos Deputados, e contou com a participação do coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), do coordenador do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), da Fundação SOS Mata Atlântica e do CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem.

Ao final do envento, Sarney Filho conversou com a repórter Carolina Nogueira sobre os avanços na lei que regulamenta a PNRS. Para assistir à entrevista, acesse:

Fonte: assessoria de comunicação Lid/PV