Fundação Verde Hebert Daniel realiza seminário Natal Sustentável

Em um novo modelo de intervenção político-social, a Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) levou a Natal um debate sobre sustentabilidade urbana. O evento, realizado este mês, foi dividido em duas partes. A primeira, mais acadêmica, teve a presença de arquitetos, engenheiros e representantes de comunidades; e a segunda, realizada em uma barraca em uma praia próxima a uma comunidade carente, contou com a população local.

O convidado especial foi o arquiteto e pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Lisboa, Gonçalo Canto Moniz, que é o coordenador do projeto URBiNAT (Urban Innovative and Inclusive Nature), da União Europeia. Outros convidados foram a secretária de Desenvolvimento Urbano Sustentável de João Pessoa, Daniella Bandeira, e José Rivaldo, do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, também de João Pessoa. Eles falaram sobre as experiências do prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo (PV).

Junto à comunidade, primeiramente, Gonçalo Moniz fez várias fotografias da região e distribuiu nos grupos de trabalho, para as pessoas olharem e elegerem aquelas com as quais elas concordavam ou não. Depois, foi o momento de sugerir mudanças, alterações, melhorias e, também, de fazer críticas, mesmo àquelas com as quais tinham ficado de acordo.

Toda a programação do evento objetivou uma integração profunda entre ciência, tecnologia e comunidade nas questões de sustentabilidade das cidades no mundo e, particularmente, em Natal.

O seminário contou com a participação de 20 arquitetos, vários engenheiros, dezenas de lideranças comunitárias e dezenas de estudantes universitários. Uma próxima edição, em Natal, está sendo organizada para tratar de mobilidade urbana e da pobreza na Zona Oeste da cidade, área mais precária do município e que tem grande adensamento urbano.