Fundação Verde lança o Projeto Verde Ceará 2021

Ação começa nesta terça-feira (15/6) com uma palestra virtual de Leonardo Boff sobre o tema “Como despertar para um novo sentido na vida”

O Projeto Verde Ceará será lançado nesta terça-feira (15/6), às 19h, com uma palestra virtual do teólogo Leonardo Boff sobre o tema “Como despertar para um novo sentido de vida” no canal da Fundação Verde Herbert Daniel no YouTube. Boff é uma grande referência nas áreas de teologia, filosofia, ética, espiritualidade e ecologia. Ele foi corredator da Carta da Terra e colaborador da encíclica papal Laudato si’, de 2015, em que o papa Francisco critica o desenvolvimento inconsequente e o consumismo, além de invocar a união global no combate à degradação do meio ambiente e às alterações climáticas.

Apoiada pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), a iniciativa está alinhada ao ideário verde de promoção da cidadania ativa, de educação política, de formação e aprimoramento intelectual, de desenvolvimento e difusão da ecologia e do meio ambiente. Assim, o Projeto Verde Ceará pretende promover uma formação política, social e ambiental baseada nos ideais verdes a partir de debates centrados em reflexões sobre a necessidade de ressignificação da vida no planeta.

A coordenadora do projeto, Adelaíde Maria Prata, ressalta que a motivação para o tema deste ano foi a pandemia. “Vamos debater sobre a necessidade de uma nova consciência diante do que foi posto para nós com a pandemia. Precisamos trabalhar com o propósito de ressignificar a vida. Precisamos sensibilizar as pessoas sobre essa situação que estamos passando e sobre o futuro, pois ainda não sabemos aonde isso tudo vai chegar.”

Projeto terá duas etapas

Em sua segunda edição, o projeto ocorrerá em duas etapas. A primeira, entre junho e agosto, oferecerá uma série de cinco palestras virtuais sobre temas importantes para o cenário político e ambiental brasileiro. Depois da abertura, com o teólogo Leonardo Boff, será a vez do tradutor alemão radicado no Ceará, Wolfgang Kroenner, que, no dia 22 de junho, falará sobre “Visão global em uma perspectiva de sustentabilidade”.

A terceira palestra, “A terra e suas urgentes bandeiras e lutas”, será proferida pelo educador Joelmir Pinho em 29 de junho. O jornalista e cineasta Glauber Paiva Filho falará sobre “Tecnologia da informação, instrumento de comunicação” no dia 6 de julho. O encerramento do ciclo de palestras será com Marcelo Silva, presidente do Partido Verde no Ceará, com o tema “Juntos para construir o logo após”.

A segunda etapa do projeto está prevista para ser realizada entre outubro e novembro. Será presencial e itinerante, se até lá as condições sanitárias, devido à pandemia, permitirem, percorrendo cinco microrregiões do estado – Cariri, Serra da Ibipiaba, Maciço de Baturité, litoral leste do Ceará e a região metropolitana de Fortaleza.

Para alcançar os resultados desejados, o projeto contará com a participação de várias lideranças verdes cearenses, tais como: Falcão Neto, vereador de Aracati pelo PV; Adriano Melo, ex-vereador de Ipu pelo PV; Estevão Romcy, vice-presidente do diretório estadual do PV no Ceará; Marcelo Silva, presidente do PV no estado e um dos idealizadores do Projeto Verde Ceará.

A meta é atingir um público mais amplo do que na edição de 2020, que foi realizada virtualmente, mas em salas fechadas com vagas limitadas. Neste ano, os debates serão abertos, porém a coordenação orienta os interessados a se inscreverem para o evento.

Curta a página do Projeto Verde Ceará no Facebook para conhecer todas as ações realizadas. Visite o canal da Fundação Verde no YouTube, inscreva-se e ative o sininho para não perder nossa programação.

Serviço:

Lançamento do Projeto Verde Ceará

“Como despertar para um novo sentido de vida”

Palestra virtual de Leonardo Boff

Quando: 15 de junho de 2021, às 19h

Onde: Canal da Fundação Verde Herbert Daniel no YouTube

Acesse e ative o sininho para não perder a palestra: https://youtu.be/S8F2Ai4lrq0

Inscrições: https://forms.gle/x45yjC3TpQccPjbJ6

Programação completa das palestras, transmitidas sempre às 19h pelo canal da Fundação Verde:

15/6 – Como despertar para um novo sentido de vida – Leonardo Boff

22/6 – Visão global em uma perspectiva de sustentabilidade – Wolfgang Kroenner