Fundação Verde lança série Todos os Gêneros

A série, que marca o início da campanha #FundacaoDebate, abordará a linguagem neutra e seus desdobramentos nas próximas quatro semanas

Diante da importância, urgência e necessidade de enriquecer o debate público sobre assuntos complexos ligados a meio ambiente, cultura e direitos humanos, a Fundação Verde Herbert Daniel lança hoje (20/1) a campanha #FundacaoDebate com a série Todos os Gêneros, que abordará a linguagem neutra e seus desdobramentos nas próximas quatro sextas-feiras.

A chamada linguagem neutra voltou aos holofotes da imprensa brasileira após as primeiras cerimônias oficiais do novo governo. É que as autoridades passaram a adotar recursos linguísticos que incluem explicitamente a comunidade LGBTQIAPN+, como o pronome “todes” além de todas e todos.

Em termos linguísticos, ainda há muitas perguntas e poucas respostas. Em termos socioculturais, por um lado, observa-se maior visibilidade das pautas LGBTQIAPN+. Mas, por outro, há um aumento de assassinatos, violências e desrespeito aos direitos dessa população.

A primeira matéria da série Todos os Gêneros vai mostrar que o tema não é novo, tampouco a polêmica. O avanço do conservadorismo no país, principalmente nos últimos quatro anos, tem provocado uma onda de tentativas institucionais de apagamento da população LGBTQIAPN+ disfarçadas de projetos que querem preservar a língua portuguesa.

Como o assunto é complexo, transversal e envolve conhecimentos de muitas áreas, na segunda matéria da série Todos os Gêneros, serão discutidos termos como “linguagem” “neutra” e “inclusiva”. Esses termos vêm sendo empregados equívoca e indiscriminadamente tanto por quem é favorável quanto por quem é contra a pauta.

Na terceira matéria, serão debatidos os conceitos e os significados de “gênero” do ponto de vista tanto da Linguística quanto das Ciências Sociais.

E a quarta e última matéria da série Todos os Gêneros vai mostrar como os cientistas da linguagem têm estudado e pesquisado esse assunto e a que conclusões eles têm chegado.

Embora a temática esteja novamente em evidência na mídia nas últimas duas semanas, é possível observar que ainda são poucos os cidadãos que compreendem do que exatamente se está falando quando se usa o termo “linguagem neutra”.

E quase nenhum linguista foi convidado pelos principais veículos de comunicação do país para explicar o assunto com competência e segurança para os leigos.

Use a #FundacaoDebate ao divulgar a campanha nas suas redes sociais.

Caroline Cardoso – jornalista, doutora e mestra em Linguística, licenciada e bacharela em Letras.

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.