Fundação Verde realiza curso de formação para lideranças do PV

O curso conecta o filiado aos ideais do partido, formando indivíduos para a vida política

A partir desta sexta-feira (16/12), a Fundação Verde Herbert Daniel realiza o curso “Formação de Lideranças Políticas – 2022”. Serão dez “encontros” online e cada um ocorrerá em dois dias, sempre às quintas e às sextas-feiras. Assim, o último encontro está previsto para os dias 26 e 27 de maio de 2022. A primeira turma terá cerca de cem convidados que se cadastraram no sistema do PV.

“Sem desmerecer lideranças do Partido Verde, precisávamos começar com uma primeira turma, e essa primeira turma foi selecionada de acordo com uma série de critérios”, comenta o organizador do curso, o cientista social Humberto Dantas, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Segundo Dantas, um curso dessa natureza conecta o filiado aos ideais do partido político, além de cumprir com as exigências legais acerca da própria existência das legendas. “Precisamos nos lembrar que cada partido político no Brasil, por determinação da lei, tem suas fundações e essas fundações têm como responsabilidade realizar formações associadas ao universo técnico, político e ideológico. Portanto, são organizações que se comprometem com recursos públicos, com a disseminação de aspectos absolutamente fundamentais atrelados à formação de seus quadros.”

Outro aspecto relevante da formação é dar o senso de pertencimento, de valorização que os filiados merecem quando escolhem um partido político. “Sobretudo um partido como o PV, que, para além de ser uma legenda histórica, faz parte de algo que poderíamos chamar de um movimento mundial atrelado a uma causa estratégica e fundamental para a sobrevivência da sociedade.”

Ele ressalta que a formação não é apenas para uma eleição, pois são formados indivíduos para a vida política no partido. “São agentes estratégicos às realidades estaduais.” Assim, foram identificadas lideranças fundamentais no partido, que contribuirão com o fortalecimento da legenda nas eleições de 2022 e em eleições vindouras.

Objetivos e aprendizados práticos

Inicialmente, o objetivo do curso é identificar lideranças no PV, por meio de uma série de estudos atrelados a resultados eleitorais recentes e, também, por meio de contato com as principais lideranças estaduais. A partir daí, “esses indivíduos foram convidados, chamados, provocados, para que a gente atenda a uma questão essencial do partido político, que é a formação político-eleitoral e técnica de seus quadros.”

Na questão técnica, destacam-se dois aspectos fundamentais: o ponto de vista da lei e das regras, das políticas públicas, dos valores do PV; e o ponto de vista doutrinário, ideológico, “afinal, o PV tem seus princípios, seus valores, e isso precisa fazer parte da formação daqueles que carregarão o número 43 nas urnas”.

Quanto ao aprendizado prático para as campanhas, Humberto Dantas considera alguns elementos absolutamente estratégicos que nortearão a formação dos agentes do PV. São eles:

“1. Os elementos norteadores do partido político, pois todo partido político que se pretende sólido, consistente, sustentável, precisa promover formações com seus filiados que falem a respeito dos princípios basilares ideológicos do partido. Este é o primeiro objetivo.

1. Para liderarmos grandes processos, precisamos ter ideias basilares atreladas à noção de liderança, autoliderança e autoconhecimento, e como liderar processos políticos a partir do autoconhecimento e de princípios de liderança.
  2. Para participar do processo, é preciso ter muita clareza do próprio sistema eleitoral e político-partidário brasileiro. Isso é absolutamente fundamental. Conhecer as regras do jogo para jogar bem esse jogo.
  3. Aspectos essenciais e estratégicos atrelados ao universo das campanhas: comunicação, marketing político e estratégias eleitorais são muito importantes.
  4. E o último ponto: o conhecimento da realidade do partido, das suas principais lideranças, de como o partido pensa e age, de como o partido está olhando para todo esse processo.”

Agenda

Ao todo, serão 20 aulas, além do primeiro encontro desta sexta-feira (16/12). Às quintas e às sextas, os alunos se reunirão em ambiente virtual; às quintas, um palestrante apresentará algum conceito importante de ser disseminado para as lideranças selecionadas, com debates; no dia seguinte, sexta-feira, haverá uma hora e meia de palestra aberta com lideranças do PV e pessoas ligadas ao partido, que será transmitida pelo canal do YouTube da Fundação – tvfundacaoverde; e uma hora e meia de trabalho em grupo, em que os alunos serão incitados a responder perguntas individuais e serão levados a promover reflexões em grupo.

No décimo encontro, 19ª e 20ª aulas, dez alunos, “aqueles que mais se empenharam e deram respostas mais sólidas”, apresentarão seus achados, percepções e conclusões em encontro presencial em Brasília para os demais colegas de sala, que estarão em ambiente virtual.