Fundação Verde reúne 80 pessoas em Salvador

No sábado, 24, a Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) em parceria com o Partido Verde da Bahia reuniu 80 pessoas no salão de eventos do Golden Park Hotel em Pituba, Salvador.

Edna França, coordenadora do evento, iniciou os trabalhos apresentando a programação do dia. Na sequência, Ivanilson Gomes dos Santos, secretário da Cidade Sustentável de Salvador, apresentou um plano de trabalho para direcionar a capital bahiana para a sustentabilidade, priorizando o ser humano em vez do automóvel, primando por arborização de qualidade, dentre outras ações de sua secretaria.

José Paulo Toffano, diretor técnico da FVHD, foi o palestrante seguinte e abordou um novo indicador sistêmico composto por 9 dimensões, em contraponto ao PIB- Produto Interno Bruto, que leva em conta a produção de riqueza material de uma nação. “Imagino que o objetivo das pessoas seja a felicidade, então temos que mensurar as nações com dados que tragam outras questões ligadas ao bem estar das pessoas, e isto é o que o FIB (Felicidade Interna Bruta) propõe”, disse Toffano.

Após o almoço, Shirley Torres Araújo, secretária nacional da mulher do Partido Verde, falou sobre “Mulheres no Poder e Política em 2014”. “Acima de qualquer coisa, nós mulheres precisamos nos empoderar internamente, primeiro individualmente, depois uma com as outras”, salientou Araújo.

O encerramento dos trabalhos ficou a cargo de Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador. Ela falou sobre o “Empoderamento das Mulheres”. Destacou que existe uma diferença muito grande entre homem e agressor, destacou a necessidade das mulheres estudarem e se prepararem e finalmente lembrou que são 50% da população e mães dos outros 50%.

José Paulo Toffano