Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FVHD debate com gestores ambientais no Ceará

Eduardo Jorge Martins Sobrinho, médico sanitarista e ex-secretario do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo, ministrou palestra sobre gestão ambiental em Fortaleza, no último sábado, 25. O evento foi promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel (Fvhd).

Sobrinho compartilhou as experiências aplicadas em São Paulo com dezenas de pessoas ligadas à área ambiental no Ceará. “Eu não quero aqui ensinar a vocês como se faz gestão ambiental, mas mostrar o que deu certo em São Paulo e que é possível replicar no local de vocês”, disse o palestrante.

O médico sanitarista explicou como planejou e aplicou na capital paulista políticas de inspeção veicular para diminuição das emissões de gases do efeito estufa, remoção de áreas de riscos, licenciamentos ambientais, modernização de aterros sanitários, saneamento básico, dentre outras.

O ex-secretário enfatizou e aconselhou os gestores cearenses a adotarem parcerias com as outras autarquias municipais como principal trunfo da gestão ambiental: “Um gestor ambiental só consegue trabalhar se firmar parcerias com as demais secretarias”. Ele deu como exemplo a remoção de áreas de risco localizadas em Áreas de Preservação Permanentes (APP) em parceria fundamental com a secretaria de habitação.

Vários detentores de mandato, funcionários públicos e ambientalistas de mais de 30 municípios cearenses participaram do evento. Marcos Vieira, secretário de Meio Ambiente do município de Maracanaú (região metropolitana de Fortaleza) afirmou que o conhecimento de experiências exitosas da maior cidade do Brasil é um importante legado para os gestores cearenses. “Estou no comando da secretaria de Meio Ambiente da cidade mais problemática do Ceará no aspecto ambiental. Muito do que o Eduardo Jorge fez em São Paulo é possível ser feito em Maracanaú, e vamos aproveitar as ideias mostradas aqui hoje”, afirmou o secretário.

O deputado estadual Roberto Mesquita (PV) elogiou a política de aproveitamento de gases produzidos em aterros sanitários para geração de energia elétrica, e afirmou que ideias parecidas podem ser aplicadas no Ceará.

O evento faz parte de uma série de debates que a Fvhd promove em todo o Brasil. No Ceará, Juazeiro do Norte, Maranguape e Fortaleza já tinham sediado seminários da Fvhd anteriormente. Até o final do ano, outro debate voltado para a participação feminina na política deverá acontecer no interior do estado.

Fonte: Marcelo Silva