Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Hamburgo quer tirar carros das ruas em 20 anos

A prefeitura de Hamburgo começou 2014 decidida a acabar com a dependência de carros para se locomover pela cidade, que é considerada a segunda maior da Alemanha. A promessa veio junto com o lançamento oficial do plano Grünes Netz (Rede Verde, em português).

O que ele propõe para se livrar dos automóveis? Nada muito mirabolante, acredite! A ideia do governo hamburguês é, na verdade, bem simples: ampliar as áreas verdes do município – desde parques e jardins comunitários até cemitérios – e, simultaneamente, construir ciclovias e passeios para pedestres que interliguem todos esses locais.

Assim, quando for concluído, em no máximo 20 anos, o plano Grünes Netz garantirá que os moradores da cidade não precisem tirar o carro da garagem para se locomover. Apenas se, realmente, fizerem questão – e, para o governo, os alemães são apaixonados demais por magrelas para desperdiçar a oportunidade de pedalar de um destino a outro, caso realmente tenham essa possibilidade.

Ainda que o plano de extinguir os carros das ruas não seja 100% bem-sucedido, a cidade de Hamburgo só tem a ganhar com o plano Grünes Netz. Afinal, áreas verdes e ciclovias nunca são demais nas áreas urbanas. Bem que o governo brasileiro poderia ter começado o ano assim, animado, como os alemães, não?

Super Interessante