Herbert Daniel: da luta pela democracia à luta ambiental

As páginas da edição 36 da Pensar Verde estão conectadas do começo ao fim, desde a história de Herbert Daniel até as propostas verdes elaboradas pela Fundação Verde, construindo uma rota que vai do passado ao desconhecido – o futuro. O que é possível aprender com Daniel, com a sua alegria de viver, com a sua força para lutar e transformar o mundo? Quais de suas bandeiras poderiam ser as nossas bandeiras? Quais de seus gritos poderiam ser os nossos gritos? Todos talvez, e esta revista é um desses gritos.

O mesmo grito travado na garganta do povo brasileiro. O grito cansado que sequer sai às ruas. O grito de Herbert Daniel e de todos os que lutaram pela democracia, que foram presos, torturados, mortos, exilados.

A história do revolucionário Herbert Daniel e seu próprio grito, nas páginas da Pensar Verde, unem-se ao presente, ao grito dos que não aguentam mais o negacionismo. Ao grito engasgado pela morte de tantos brasileiros e brasileiras por uma “gripezinha” – vidas que poderiam ter sido salvas se a Covid-19 tivesse sido levada a sério pelo presidente da República. Ao grito dos excluídos, da maioria chamada “minoria”, que é a população negra. Ao grito das mulheres e da população LGBTQIA+.

Ao grito dos que sofrem pelas queimadas, pela morte de animais, pela destruição causada pelos garimpos e pelo desmatamento. Ao grito dos que choram a morte dos indígenas, a destruição de suas aldeias. Ao grito dos que reconhecem a urgência de reduzir o consumo e a emissão de carbono, dos que acreditam na ciência, no aquecimento global e no risco de desastres naturais e de novas epidemias.

Herbert Daniel, que também foi um ativista na luta contra o preconceito às pessoas vivendo com HIV/Aids e um dos fundadores do Partido Verde (PV), levantaria, neste momento, seu grito. Mais que isso: agiria. O tempo é curto. “Quando falamos de mudança climática incontrolável, de efeito catastrófico, nos referimos a uma ameaça específica à humanidade”, escreveu Alfredo Sirkis em seu livro Descarbonário.

O grito e a luta de Herbert Daniel prosseguem no próprio nome da Fundação Verde Herbert Daniel, que deve honrar esse legado. Por isso, lançou, em novembro, o documento Propostas para um Brasil Verde. O caderno aponta um novo modelo de desenvolvimento para o país, trabalhando o Brasil como uma potência ambiental. O texto sugere várias medidas e ações imediatas, entre elas, reverter as “boiadas passadas” do presidente da República, que permitiram a liberação de agrotóxicos, o desmantelamento de leis e de aparatos de proteção ambiental e a criação de leis que implicam retrocesso em várias áreas.

Agradecimentos

Do passado ao anseio por um futuro em que a sobrevivência seja possível, em que a democracia seja respeitada e exercida, esta Pensar Verde é, também, o grito de todas e de todos os que contribuíram para a sua realização. É mais que necessário agradecer a quem nos enviou fotos e informações, a quem doou um pouco de seu tempo para conceder-nos entrevistas: Dilma Rousseff, João Batista dos Mares Guia, Fernando Gabeira, Lucélia Santos, Carlos Minc, Ana Borelli, Samuel Iavelberg, Ricardo Orsi, Carlos Marx Alves; matéria de capa – James Green, Raquel Leandro de Carvalho, Lenice Leandro de Carvalho, Richard Parker (Abia), Márcio Villard (Grupo Pela Vidda-RJ), Angélica Basthi (Abia), Veriano Terto Jr. (Abia) e Márcia Rachid.

Um agradecimento mais que especial pela generosa contribuição de Christina Montenegro, amiga de Herbert Daniel, que, além das várias entrevistas, documentos e fotos, cedeu à Fundação Verde texto inédito de seu querido amigo.

A reconstituição histórica da vida de Herbert Daniel e a checagem de muitos fatos citados nas entrevistas só foram possíveis devido ao excepcional trabalho biográfico empreendido por James Green e a alguns materiais disponibilizados pela Abia e pelo Grupo Pela Vidda.

Finalmente, o nosso grito, o grito da equipe que trabalhou nas pesquisas e na produção dos textos desta edição, uma equipe que acredita ser possível um futuro melhor: Bruna Machado, Caroline Cardoso e Ana Vilela – textos, revisão, edição e pesquisas; Marcela Saad, redes sociais; e Luciano Oliveira, direção de arte e diagramação. Por muitos momentos, nos emocionamos com a força, a coragem e a integridade de Herbert Daniel, com os depoimentos dos amigos, e agradecemos todos os aprendizados.

A Fundação Verde é convicta de que o Brasil vive um grande retrocesso, mas também acredita na luta, e acredita que, com muito trabalho, é possível escrever outra história. A reconstrução da trajetória de Herbert Daniel resgata a força necessária para levar adiante as Propostas para um Brasil verde, conectando passado, presente e futuro.

Tenham uma boa leitura.

Acesse aqui a edição completa