Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Herbert Daniel, uma das vozes mais respeitadas na luta pelos direitos das pessoas que vivem com HIV

Considerada um dos maiores problemas de saúde pública, a Aids matou só em 2016 um milhão de pessoas. Herbert foi pioneiro no combate à discriminação de LGBTs no Brasil.

A luta contra a Aids é permanente. Por isso, dia 1 de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi criada em 1987, época em que as informações acerca da doença ainda eram bem confusas e o preconceito permeava as relações entre pessoas infectadas. Nesse cenário surge Herbert Daniel, figura fundamental na luta contra o preconceito e a favor dos direitos das pessoas que vivem com aids.

Herbert, nascido em 14 de dezembro de 1946, assumiu em 1988 publicamente que era portador do HIV. À época o ativista já mostrou que os próprios termos relacionados às pessoas que desenvolviam a aids ajudava a aumentar o preconceito. “Quando se tem aids, dizem as más e poderosas línguas que a gente é aidético. Continuo sendo eu mesmo. Estou com aids”, pequeno trecho de artigo escrito por Herbert Daniel para o Jornal do Brasil. Vale lembrar que naquela época não existia tratamento adequado e as pessoas que eram infectadas pelo HIV fatalmente desenvolviam a aids.

Herbert foi escritor, jornalista, sociólogo e fundador do Partido Verde e da Fundação Verde, que leva seu nome. Seu legado foi propor novas formas de lidar com a doença. Sugeriu respostas solidárias para o desafio do convívio da humanidade com mais um vírus mortal, sobre viver com aids. Difundiu outras vertentes de se vivenciar a aids, com maior promoção da participação social e política em prol do redirecionamento da concepção ideológica do estigma. Falou da necessidade de se difundir a informação da prevenção e da responsabilidade da participação governamental diante de uma epidemia que coloca em risco a vida de milhares de brasileiros.

Segundo o professor e escritor, James Green, Herbert Daniel tinha em seu discurso também sua imagem. Para Green, resgatar a memória da trajetória e do pensamento de Daniel é importante porque, na visão dele, “infelizmente estamos passando por um período muito ruim, com o crescimento da direita conservadora, religiosa e homofóbica”. Herbert morreu em 1992 com complicações decorrentes da aids.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) – A data foi criada em 1987 e existe para alertar a humanidade para um dos maiores problemas de saúde pública. Desde que a doença foi conhecida, de acordo com dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), 35 milhões de pessoas morreram em todo o mundo em decorrência da aids e, desse número, um milhão morreu em 2016.

Larissa Itaboraí