Licínio de Almeida, campeã do IDEB da Bahia

Com melhora significativa no ensino, última escola particular do município de Licínio de Almeida (BA) fechou as portas por falta de alunos.

Em tempos de preocupação com o desempenho da educação brasileira no ranking mundial, o município de Licínio de Almeida, situado no interior da Bahia, tem feito a diferença quando o assunto é ensino público de qualidade, tanto que a última escola privada encerrou suas atividades por falta de alunos, que migraram para o ensino público. Movimento este de acorodo com o que aponta a análise do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), divulgado pelo MEC.

Em 2012, Licínio de Almeida alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a pontuação mais alta do estado da Bahia. O município ficou com as melhores n otas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano). Com 5,9 e 5,3, respectivamente, no IDEB, a pequena cidade baiana bateu a meta do Ministério da Educação para 2021.

Uma das escolas do município, a Pingo de Gente, foi mais adiante na disputa e ficou entre as oito melhores da Bahia. Além de conseguir a maior nota do Estado no Ensino Fundamental I (6,9), obteve 5,3 no Ensino Fundamental II.

Com tanta qualidade ofertada pelas escolas públicas, a última instituição de ensino privado do município fechou suas portas esse ano por falta de alunos. Segundo o prefeito reeleito (PV), Alan Lacerda Leite, a gestão das escolas municipais têm sido muito bem sucedidas  e o sucesso na educação do município é resultado de uma série de investimentos e ações concretas promovidas pela Prefeitura Municipal. Ele cita o apoio da Secretaria Municipal de Educação, dos professores, coordenadores, além da parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna (IAS), desde 2009, como fundamentais para a guinada de sucesso.

Para esse avanço educacional foram investidos recursos em tecnologia da informação, compra de livros e construção de bibliotecas, além da capacitação de professores, diretores e coordenadores, a fim de entender e perceber a fragilidade de cada aluno. A partir da parceria com o Instituto Ayrton Senna, a prefeitura de Licínio de Almeida implementou alguns programas voltados à educação, como Acelera Brasil, Se Liga, Circuito Campeão, Fórmula da Vitória e Gestão Nota 10.

Segundo o prefeito, as parcerias ampliam a condição técnico-pedagógica com capacitação de pessoal, mas o que garante as crianças nas escolas municipais é o cumprimento da Legislação. “Com o valor estipulado pela Constituição, de que 25% da renda recebida pelas prefeituras devem ser destinadas a educação, é possível investir e melhorar a educação”, ensina Alan Lacerda.

Após as mudanças na educação do município, muitos prêmios foram conquistados pelos alunos da rede municipal, em nível estadual e nacional, como Olimpíadas de Português, Matemática, Astronomia, entre outras disciplinas. E também a grande quantidade de alunos aprovados em testes para ingresso em escolas públicas federais de Ensino Médio na Bahia.

Outro diferencial é que as crianças do município têm, em sua grade horária, além de aulas com conteúdos formais, como matemática e português, aulas de educação amb iental e práticas para conscientização da sustentabilidade.

O município – Licínio de Almeida é uma cidade com pouco mais de 12 mil habitantes e está localizada no sudoeste da Bahia, a 744 km de Salvador. Criada em 1962, tem sua economia baseada na agricultura familiar.