Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mudança climática: faça a sua parte

De acordo com o Relatório sobre a Lacuna de Emissões, divulgado em dezembro de 2020 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o mundo está a caminho de ver as temperaturas médias globais subirem acima de 3°C até 2100. A meta do Acordo de Paris era de 2°C, mas a expectativa mais ambiciosa é de 1,5°C. Para este último resultado, segundo a ONU, seria necessário reduzir em 6% ao ano a produção mundial de petróleo, gás e carvão.

É evidente que são necessárias metas muito mais ambiciosas por parte dos países que assinaram o acordo.

Portanto, a redução de 7% das emissões em 2020 devido à pandemia será insignificante para alcançar a meta do acordo se o mundo não se afastar rapidamente dos combustíveis fósseis, aponta o relatório.

Essa é uma ação global, de lideranças mundiais e de governos. Mas o que cada um de nós pode fazer?

Deixe o carro em casa e use mais bike.

Compre produtos que não precisaram viajar até chegar a você. Consuma de produtores locais.

Ama carne? Tudo bem, mas que tal reduzir seu consumo? Faça a terça e a quinta sem carne, ou os dias da sua preferência.

A agropecuária contribui com até 51% (ou mais, dependendo do país e da cadeia de produção) da emissão dos gases de efeito estufa. Se você se tornar vegetariano, a redução da sua pegada de carbono pode chegar a 25%, ou até mais, dependendo do que você passar a comer.

Plante árvores.

Ande mais.

Opte por produtos orgânicos.

Use energias limpas e renováveis.

Reduza o consumo de energia na sua casa. Apague as luzes quando não estiver no lugar. Prefira aparelhos econômicos no uso de energia, veja na etiqueta. Você economiza energia, ajuda o meio ambiente e ainda gasta menos.

Compre mais consciente. Reduza o consumo de bens.

Quer saber mais sobre emergência climática? Leia, na última edição da *revista Pensar Verde,* as entrevistas de Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei América do Sul, e Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD.