Nós no clima

Com apoio da Fundação Verde, PV-RJ promove rodas de conversa sobre a importância do enfrentamento da crise climática

O projeto Nós no clima, iniciativa do Partido Verde do Rio de Janeiro com apoio da Fundação Verde Herbert Daniel, promove rodas de conversa sobre a importância do enfrentamento da crise climática em praças e parques públicos durante o mês de junho.

Um município de cada região do estado – Leste, Metropolitana, Lagos, Sul Fluminense, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, Serrana, Norte/Noroeste e Costa Verde – receberá as atividades. Para isso, os diretórios do PV nos municípios escolhidos fornecerá apoio técnico e material para a condução do projeto.

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento da crise climática e sobre as ações urgentes e necessárias para minimizar e reverter esse quadro caótico, além das discussões, haverá plantio de árvores e será distribuído gratuitamente o Guia básico sobre mudanças climáticas.

O PV-RJ conta com a adesão das comunidades em que será desenvolvido o projeto de modo que ele se firme – não só no Rio de Janeiro, mas em outros estados brasileiros –, fortaleça os diálogos com e entre as comunidades e as ações coletivas em prol da urgente pauta da crise climática.

A proposta visa fomentar ações locais de modo a potencializar novas lideranças, amplificar e fortalecer o movimento político em prol do desenvolvimento sustentável.

“Pensar globalmente e agir localmente”

A Agenda 21, um documento elaborado na ECO-92, no Rio de Janeiro, cujo lema é “pensar globalmente e agir localmente”, já apresentava um compromisso firmado entre países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) com mais de 2500 recomendações práticas para um desenvolvimento sustentável.

Trinta anos depois e apesar dos constantes alertas científicos sobre a necessidade de políticas para mitigação e controle do aumento da temperatura global, as emissões de gases de efeito estufa continuam firmes e fortes e a catástrofe climática é cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Para mudar essa realidade, é necessário um esforço conjunto e em todos os âmbitos da sociedade. Tomando como mote o lema da Agenda 21, o Nós no clima parte da ideia de que ações transformadoras podem começar em pequenos núcleos que crescem, se expandem e sensibilizam outros grupos. A estratégia impacta ruas, bairros, comunidades inteiras, pressionando o poder público a criar políticas que garantam a mitigação, a proteção e a restauração do meio ambiente.

Além disso, o projeto promove crescimento da capilaridade partidária e da influência efetiva do PV em núcleos locais, o que possibilita a atração de novos filiados, militantes e lideranças com potencial eleitoral, nutrindo a onda verde fluminense.

Por Caroline Cardoso – Comunicação FVHD

É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.